Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: “Essa história de matar índios e queimar florestas é um exagero”, diz o ministro Paulo Guedes

O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes | FOTO: Reprodução/ME |

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a política ambiental do governo Jair Bolsonaro em conferência virtual da Cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos nesta segunda-feira (19), disse que é “exagero essa história de matar índios e queimar florestas” e pediu ajuda “em vez de só criticar”.

“Toda essa história de matar índios e queimar florestas é um exagero. Temos um ano e meio (de governo), não acredito que a Amazônia foi queimada em um ano e meio. Se há algo errado, esteve errado pelos últimos 30 anos”, afirmou.

Segundo ele, a narrativa parte de “pessoas que perderam a eleição”. “Há uma narrativa pelas pessoas que perderam as eleições de que o Brasil está matando seus índios e destruindo florestas… mas estamos tentando nosso melhor”.

Um milhão de empregos
Em seu discurso, Guedes ainda comemorou que o Brasil perdeu “apenas um milhão de empregos” durante a pandemia, referindo-se apenas às demissões de pessoas que tinham carteira assinada, que são registradas pelo Caged.

No entanto, números da Pnad Contínua de julho, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que em apenas um trimestre, 7,214 milhões de brasileiros perderam o emprego. Em um ano, o total de postos extintos supera os 11,5 milhões.

“No mesmo período em que os Estados Unidos demitiu 33 milhões de pessoas, o Brasil preservou 11 milhões de empregos, digitalmente registrados, pelo nosso sistema de proteção, e perdemos apenas um milhão de empregos (formais). No mês passado (na verdade agosto) já recuperamos 250 mil empregos”, disse, baseando-se no boletim do Caged. Redação do site Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas