Ícone do site Jornal da Chapada

Medidas de prevenção contra a covid-19 devem ser reforçadas tanto em ambientes fechados quanto abertos

As aglomerações nos dois ambientes podem levar a explosão de novos casos | FOTO: Tomaz Silva/EBC |

Com a retomada das atividades na maior parte do Brasil, as aglomerações são cada vez mais comuns – durante o final de semana as praias estão lotadas, bares estão cheios e há diversos relatos de festas privadas e também em espaços externos. O descuido com as medidas de proteção pode levar a uma nova onda de infecções da covid-19. Isso já vem acontecendo em alguns países da Europa como Reino Unido, Espanha, França e Alemanha e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando sobre um novo surto no continente.

Os especialistas recomendam medidas contínuas para reduzir o risco de transmissão mesmo em ambientes externos, como evitar compartilhar alimentos e bebidas e praticar os 3 M’s: máscara no rosto, manter ao menos dois metros de pessoas que não sejam membros da família e manter a higiene das mãos. A transmissão de covid-19 em ambientes fechados é significativamente mais provável do que em ambientes ao ar livre, mas as pessoas devem continuar a evitar grandes aglomerações mesmo em locais abertos.

“Para vencer o vírus temos que mudar o comportamento: o uso de máscaras, a higienização das mãos, manter a distância e evitar lugares fechados e grandes aglomerações. Isso vai parar a transmissão da covid e todos vamos poder voltar a conviver com todos e a viver com segurança”, afirma a doutora Fátima Marinho, epidemiologista e especialista sênior da Vital Strategies, organização global de saúde.

O gráfico da Associação Médica do Texas (TMA, na sigla em inglês) aponta os diferentes graus de risco de contágio por covid-19 que atividades cotidianas oferecem e mostra a importância das medidas de prevenção. Por exemplo, frequentar shoppings e praias estão no mesmo nível (moderado), mas cada situação deve ser avaliada para manter sua segurança.

Mesmo que um shopping normalmente seja um ambiente fechado, ele pode ser espaçoso o suficiente para manter o distanciamento social e bem ventilado, reduzindo o risco de transmissão do vírus. Mesmo que as praias sejam um local aberto, elas podem estar cheias e com diversos pontos de aglomeração, o que pode ser aumentar o risco se o uso de máscara e o distanciamento social não estiverem sendo seguidos.

Por isso as medidas adequadas de prevenção de infecções devem ser tomadas nos dois ambientes, o que inclui praticar os 3 M’s: máscara no rosto, mãos higienizadas e manter a distância. E, sempre que possível, evitar os 3 L’s: lugares cheios, lugares de contato próximo e lugares fechados.

Orientação sobre o uso de máscaras
Para controlar a covid-19, é fundamental que os governos nacional, estaduais e municipais promovam o uso massivo de máscaras, uma medida comprovada para reduzir a propagação do coronavírus. A obrigatoriedade do uso de máscaras, o envolvimento da comunidade e as campanhas na mídia podem funcionar em conjunto para promover uma maior aderência às medidas de prevenção. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas