Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: ‘Bola de fogo’ cruza o céu e imagens são capturadas em cidades do Nordeste; meteoro se desintegrou na atmosfera

O fenômeno foi visto na Bahia, Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco | FOTO: Reprodução/Clima Ao Vivo |

Moradores dos municípios de Curaçá e Paulo Afonso, no norte baiano, foram surpreendidos com um meteoro luminoso que passou pela atmosfera da Terra na noite da última segunda-feira (19). Outras pessoas que vivem em municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco também conseguiram observar o fenômeno.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, disse ao portal G1 que fenômeno se “chama fireball, um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra”.

“Geralmente, temos meteoros formados por fragmentos do tamanho de um grão de areia, de feijão – e esse aí parece ser um pouco maior. Por ser maior, tem mais energia e acaba gerando um meteoro mais luminoso, as pessoas veem como uma bola de fogo cruzando o céu”, explica o astrônomo.

Ainda de acordo com Zurita, o fenômeno é esporádico e, neste caso, não oferece riscos a ninguém. “Ele foi completamente consumido durante a passagem atmosférica, ficou desintegrado mesmo”, contou. Marcelo Zurita explicou, ainda, que o meteoro registrado nas cidades baianas não pertence a nenhuma chuva específica. Mas o astrônomo conta conta que há uma chuva de meteoros ativa aqui no Brasil.

“No momento, temos a Oriónidas, que é formada por fragmentos do cometa Halley. Aquela trilha de poeira que o cometa deixa em órbita do sol nas passagens anteriores dele. E quando a Terra atravessa essa trilha de poeira, alguns fragmentos minúsculos provocam os meteoros que a gente vê, mas não foi o caso de ontem, que não tem associação com a essa chuva”, disse Marcelo. Jornal da Chapada com texto base do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas