Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Integrante do BDM acusado de homicídios e de comandar o tráfico em Andaraí foi preso em São Paulo

Ao menos quatro mortes foram foram registradas de autoria do acusado preso | FOTO: Arquivo/Carlos Augusto |

Um homem integrante da facção Bonde do Maluco (BDM) foi preso em São Paulo, nesta quarta-feira (21), acusado de comandar o tráfico de drogas no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Em texto enviado ao Jornal da Chapada, o Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR-Chapada), de responsabilidade do coronel Valter Santos de Araújo, apontou que foi uma operação de inteligência conjunta que identificou o criminoso e seu esconderijo em Ferraz de Vasconcelos, interior paulista.

“[Ele] é natural da cidade de Mucugê, mas sempre residiu na cidade de Andaraí com sua família. Ocorre que desde jovem se envolveu com o tráfico de drogas e cometeu diversos delitos. Desde 2019 rompeu com o antigo grupo criminoso e estabeleceu-se como líder da facção BDM local, arregimentando para si um grupo de adolescentes e jovens na cidade para comercializar entorpecentes e cumprir as determinações”, salienta texto assinado pelo coronel Valter.

Ainda de acordo com as informações, a atuação do criminoso gerou mais de quatro homicídios na cidade de Andaraí, além de diversas tentativas de homicídio. Devido a essa violência, três mandados de prisão foram emitidos contra o rapaz, o que o fez fugir da região e “tomar destino não sabido”. “Tomamos conhecimento que [ele] tinha iniciado uma série de extorsões de cidadãos de bem da cidade de Andaraí e Mucugê, onde utilizava-se incialmente do Facebook para identificar as vítimas e depois descobria suas contas de WhatsApp”

O rapaz entrava em contato demonstrando conhecimento sobre a família e exigia dinheiro sob o argumento que iria matar integrantes da família. “Diante disso, conseguiu ludibriar diversas pessoas e receber quantia não sabida em contas de terceiros. O CPR-Chapada foi acionado e direcionou quais ações deveriam ser tomadas. O serviço de inteligência, após verificar detalhes de todo o ocorrido, identificou que o alvo estava escondido na cidade de Ferraz de Vasconcelos [SP], fato que demonstrou e necessitou integrar na ação agentes de inteligência e policiais do 4º Batalhão de Ações Especiais de Polícia Militar [BAEP], todos da Polícia Militar de São Paulo”.

As informações da CPR-Chapada também narram que toda a operação para capturar o membro da facção BDM durou 29 dias para ser concluída. [O homem] foi finalmente encontrado num endereço ligado à sua companheira, estando ele desarmado. [Ele] foi identificado, preso e informou aos policiais inicialmente ter cometido quatro homicídios na cidade de Andaraí. Por fim, foi encaminhado à delegacia local para procedimentos de praxe”, completa o texto da polícia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas