Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Nova subestação da Coelba beneficia oito municípios da região com ampliação do fornecimento de energia

Mais de 126 mil habitantes devem ser beneficiados | FOTO: Divulgação |

A nova subestação da Coelba Boninal II, na Chapada Diamantina, já se encontra em fase final de implantação. Por meio dessa nova ampliação, os municípios de Mucugê, Palmeiras, Seabra, Ibitiara e Boninal serão beneficiados com o fornecimento de energia.

A subestação entre Mucugê e Boninal, com 76 quilômetros de extensão, terá um transformador de potência 26,6 MVA e quatro novos alimentadores de 34,5kV, que é suprida pela Linha de Distribuição de 138 kV.

As intervenções no sistema elétrico da região vão proporcionar, além da ampliação da oferta de energia, a melhoria na qualidade do fornecimento e aumento da confiabilidade do sistema.

O novo trecho de linha e a instalação da nova subestação permitem a interligação da Rede de Distribuição, possibilitando realizar manobras no sistema para transferências de cargas em caso de interrupção do fornecimento.

Essas manobras, quando necessárias, poderão ser feitas remotamente, através do Centro de Operação da Coelba, o que possibilita a retomada do fornecimento de energia em até três minutos.

Os novos investimentos ampliam a rede de 138 kV da região e atende ainda aos municípios de Ibipitanga, Lençóis e Novo Horizonte, totalizando mais de 126 mil habitantes beneficiados. Jornal da Chapada com informações do site da Coelba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas