Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Inmet emite alerta amarelo para municípios da região; Morro do Chapéu e Palmeiras registram transtornos

Imagens dos estragos da chuva no Vale do Capão e também em Morro do Chapéu | FOTO: Montagem do JC |

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a região da Chapada Diamantina. Isso significa chuvas entre 20 a 30 milímetros, podendo chegar a 50 por dia, com ventos intensos entre 40km e 60 km/h. Na madrugada e parte da manhã desta terça-feira (27), foram registrados 30 milímetros de água em Morro do Chapéu, no norte da Chapada, o que causou alagamentos de ruas.

De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), foram confirmadas 80% de chances de pancada de chuva na região e previsão de tempo nublado durante toda esta semana. Máxima de 31ºC e mínima de 21ºC para esta noite de terça em Morro do Chapéu.

Chuva em Morro do Chapéu

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos revela a mesma situação para os municípios de Lençóis, Mucugê, Andaraí e Ibicoara com ​muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas, que poderão vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Ainda segundo o centro, uma onda frontal atinge o sul do Brasil, indicando as chuvas que se aproximam da Bahia e outras regiões do país.

Estrada no Vale do Capão

Chove também no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Moradores registram consequências da chuva sobre a última reforma das estradas locais e falta de estrutura relatada por quem precisa passar pelo local. Segundo moradora, a rua em que mora “está quase intransitável”.

“Pessoas e motos passando com risco de caírem e se machucarem”, aponta publicação em rede social. Isso, por conta do barro que virou lama com a chuva que oferece perigo a quem transita nas ruas do Capão. Outro morador ressalta a importância de manter turistas afastados do Vale por conta da pandemia. “Gostaria que continuassem apenas nativos e moradores no local, pois muitos idosos e crianças vivem aqui e nos preocupamos com isso”, completa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas