Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Rússia envia pedido de registro emergencial da vacina Sputnik V para a OMS

No Brasil, governos do Paraná e da Bahia já possuem acordos com os russos | FOTO: Divulgação |

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) enviou nesta terça-feira (27) uma solicitação à Organização Mundial da Saúde (OMS) pedindo a aprovação do uso emergencial e a pré-qualificação da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro de Epidemiologia e Microbiologia Nikolái Gamaleya em cooperação com o RDIF.

“Enviamos um pedido de registro acelerado e pré-qualificação da vacina à Organização Mundial da Saúde, o que permitirá que a Sputnik V seja incluída na lista de medicamentos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia”, disse o diretor do Fundo, Kirill Dmitriev, em comunicado.

O imunizante, que ainda está na terceira fase de testes, foi registrado no país no dia 11 de agosto e se tornou um dos primeiros do mundo a ter a pré-qualificação da OMS requisitada. “Expressamos gratidão à OMS pela sua ativa cooperação e esperamos que o processo de pré-qualificação seja bem-sucedido em todas as etapas”, disse ainda Dmitriev.

A vacina está sendo requisitada em mais de 50 países. No Brasil, governos do Paraná e da Bahia já possuem acordos com os russos. A farmacêutica nacional União Química também fechou parceria para produzir doses do imunizante no país. Redação da Revista Fórum com informações da Sputnik Brasil e do Estado de S. Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas