Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Adab de Seabra realiza campanha de vacinação contra febre aftosa e amplia acesso a produtores

A ação deve envolver todo o mês de novembro na região chapadeira | FOTO: Divulgação |

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Seabra, município da Chapada Diamantina, vai realizar uma campanha de vacinação contra a febre aftosa em animais durante todo o mês de novembro na região. Além disso, os escritórios das cidades chapadeiras passarão a ter visitas frequentes após serem reestruturados. A programação da agência de defesa também consta a fiscalização contínua em lojas de produtos veterinários e o desenvolvimento de aplicativo para ampliar a relação com o produtor.

Essas medidas foram tomadas tendo em vista que os produtores rurais não estavam conseguindo estabelecer um contato pleno com as equipes da Adab. Essa falta de comunicação pode afetar diretamente na proliferação da doença infecciosa em animais, impactando na produtividade e expansão das fazendas. Segundo o médico veterinário da agência, Raimundo Baracho, as campanhas de vacinação estão avançando e não podem parar.

Raimundo Baracho com a servidora de Souto Soares; e a gerente administrativa Maiudes Anjos com a auxiliar Isabel Caroline | FOTO: Divulgação |

“Em comparação aos anos anteriores, já conseguimos um avanço significativo na expansão da vacinação e regularização do produtor rural no sistema, mas ainda há muito trabalho a fazer e necessitamos da colaboração de cada servidor e produtor nas comunidades distintas, para atendermos a essas singularidades regionais”, salienta o veterinário. Baracho realiza a fiscalização das lojas de produtos agropecuários, além do acompanhamento das declarações de vacinas.

Para erradicar a inadimplência da campanha de vacinação, a solução foi divulgá-la através da rádio e realizar visitações nos municípios fornecendo assistência e esclarecendo dúvidas dos produtores. Por isso, é fundamental expandir informações para que o produtor rural consiga a emancipação de seus direitos, conforme aponta Maiudes Anjos, gerente da Adab.

“Estamos fazendo uma reestruturação dos trabalhos nos escritórios, com acompanhamento constante de cada servidor para promover de forma primordial o atendimento adequado ao produtor. Contamos com a parceria de cada prefeitura nos 24 municípios e pedimos encarecidamente o apoio dos secretários de Agricultura e comerciantes de produtos veterinários, só assim conseguiremos um resultado significativo”, frisa Maiudes.

Gerente administrativa em reunião com o servidor Ivair e o secretário de Agricultura em Piatã | FOTO: Divulgação |

Aplicativo
Diamária Santos, que também participa do projeto da central da Adab, em Seabra, afirma que esse transtorno da falta de informação gera um desgaste na relação do produtor com a agência. “Para facilitar esse contato, estamos desenvolvendo um aplicativo para que os produtores tenham acesso aos dados cadastrais, podendo fazer consultas para verificar se está tudo em ordens com o seu cadastro e se precisa comparecer ao escritório para realizar uma atualização, evitando assim idas e vindas desnecessárias com gastos nesse período difícil de pandemia”, diz a servidora.

A servidora da central da Adab em Seabra, Isabel Caroline, afirma há três anos a dificuldades era maior. “Quando cheguei na Adab de Seabra, há três anos atrás, notei certas dificuldades de comunicação entre a Adab e os produtores rurais em relação ao cadastramento e recadastramento das propriedades. Pensando nisso, resolvemos estudar uma forma de ajudar a melhorar essa comunicação, pois grande parte dos produtores moram distantes e muitas vezes não conseguem movimentar o cadastro por falta de documentos necessários”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas