Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Andaraí segue com medidas preventivas contra covid; guia comenta possibilidade de reabertura do turismo

O município chapadeiro segue com ações para conter o vírus na região | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Andaraí, na Chapada Diamantina, segue com medidas preventivas contra a covid-19 e estabelece protocolos para a reabertura do comércio e do turismo. Tanto que a administração local publicou o decreto nº 2.053, que renova as medidas de prevenção no enfrentamento ao novo coronavírus, além de outras providências para o âmbito do município. O guia turístico e presidente da brigada dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, relata que seja possível a reabertura para turistas em plena pandemia “com um bom protocolo de segurança”.

Considerando que foram estabilizados o número de registros ativos da doença infectocontagiosa no município desde o dia 22 de setembro, se tornou possível a flexibilização gradativa dos serviços no município. Segundo o decreto da prefeitura, a situação econômica e social da cidade precisa ser novamente incentivada e isso demanda o emprego de medidas gradativas para reabertura dos setores econômicos.

Tendo em vista que foi estabelecido decretos municipais preventivos para manter o controle de contágio da covid-19, a prefeitura de Andaraí também decretou medidas de contenção, como vedar a realização de eventos e atividades com a presença de público superior a 100 pessoas, o uso de quadras esportivas, campos de futebol, academias, bares, restaurantes, setor de hospedagens (camping, hostel, hotel, pousadas e afins), lanchonetes, sorveterias, bem como todos pontos de venda de alimentos de rua.

O decreto ainda aponta que poderá ter “barreiras” no território municipal, para monitorar o acesso de pessoas no município. “Os condutores e passageiros dos veículos que vierem de fora para realizar abastecimento do comércio local ou prestar serviços deverão obrigatoriamente utilizar máscaras faciais e demonstrar meios de higienização eficaz das mãos que serão de sua obrigação obter e manter”, descreve o documento. Também estabelece que as hospedagens poderão funcionar em até 50% de sua capacidade, observando os protocolos de prevenção e higienização estabelecidos.

Confira na íntegra o decreto que foi publicado no dia 02 de outubro de 2020.

A Vila de Igatu é um dos locais mais visitados de Andaraí | FOTO: Rita Barreto |

Reabertura do turismo
O guia da região, Homero Vieira, acredita que seja possível a reabertura para turistas em plena pandemia, levando em conta que o turismo em Andaraí está parado há mais de sete meses por causa da crise sanitária. “Com um bom protocolo de segurança, acredito que o turismo possa voltar a dar certo. Sem ele, Andaraí fica com a sua base econômica fortemente comprometida”, descreve.

Segundo o guia, essa decisão pode trazer perigos para os habitantes da região e até mesmo para os turistas, mas é necessário lidar com essa nova realidade. “Perigo sempre existirá. Mas com os devidos cuidados é possível retornar aos poucos. Uma vacina levará de cinco a 10 anos, teremos que conviver com isso se desejarmos sobreviver”, salienta Homero. O Jornal da Chapada entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, e com a Assessoria de Comunicação (Ascom Andaraí) para obter mais informações sobre a reabertura do turismo na cidade, mas ainda não teve retorno.

Dados da pandemia em Andaraí
O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na quarta-feira (28), mostra que 31 casos do novo coronavírus foram registrados na cidade, e todos estão curados. De acordo com os dados, uma pessoa segue em monitoramento, enquanto um outro caso foi enquadrado com suspeita de infecção. Nenhum óbito pela doença foi notificado até o momento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social é imprescindível no combate ao novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas