Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: PM prende em flagrante candidato a vice-prefeito em Amélia Rodrigues por tentativa de suborno

O candidato segue à disposição da justiça | FOTO: Montagem do JC |

Conhecido na região como Totô, José Eutânio Gomes Martins, do Partido Progressista (PP), foi preso na última terça-feira (3) em Amélia Rodrigues, Região Metropolitana de Feira de Santana, por tentar subornar policiais militares que apreenderam um carro que fazia propaganda política no município.

O candidato teria abordado os militares e teve sua ação registrada por um oficial do 2º pelotão da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Santo/Amaro), no qual o conteúdo mostrava José Eutanio oferecendo dinheiro para que o veículo apreendido fosse liberado, segundo informações do site Informe Baiano.

O assunto também foi tratado em matéria da assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA). O candidato foi apresentado na 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Amaro. O áudio com o conteúdo do suborno foi confirmado pelo político. Ele disse que a voz que aparece na prova apresentada é dele.

O candidato segue à disposição da justiça, embora não seja legal qualquer candidato ser preso em campanha. De acordo com o parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), há exceção no caso de flagrante delito, como foi registrado pela polícia e apresentado à Coorpin.

Outro lado
Defesa de Totô negou s acusação da Secretaria de Segurança Pública de tentantiva de suborno do candidato a policiais militares. O advogado Rodrigo Carmona, se pronunciou sobre a acusação de suborno, dizendo que a denúncia da SSP não procede e que o candidato “negou veementemente” que tinha assumido sobre o áudio apresentado pela polícia como prova da tentativa de suborno.

Segundo informações do G1, a defesa sequer teve acesso ao áudio citado pela SSP-BA.
“Não houve nenhuma confissão. Muito pelo contrário, ele negou todos os fatos. Ele não afirmou nada perante a delegada. Inclusive, a própria pessoa que teve o carro apreendido também negou esta tentativa de suborno. É a palavra de um policial contra a de um cidadão”, relatou Rodrigo Carmona. Jornal da Chapada com informações do site Informe Baiano, do Correio 24h e do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas