Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Debate político virtual explora propostas de três candidatos a prefeito de Palmeiras; confira vídeo

O postulante Wilson Rocha não compareceu à discussão | FOTO: Divulgação/TV Local |

O primeiro debate político com transmissão ao vivo do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi realizado e envolveu discussão das propostas de três candidatos a prefeito. Cézar Enfermeiro (PT), Marco Ribeiro (Pode) e Ricardo Guimarães (PSD) disputam as eleições de 2020. Eles apresentaram suas propostas de gestão durante a ‘live’ da TV Local, que ocorreu na última sexta-feira (30). O candidato Wilson Rocha (PTB) também disputa o Executivo, mas não compareceu ao evento.

Em nota sobre sua ausência no debate, o candidato Wilson pediu desculpas aos organizadores do evento e aos eleitores e citou uma frase de Mahatama Ghandi: “Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio”.

Ainda na nota, a assessoria do candidato do PTB reconhece que Wilson fica com as ações e que não é forte em debate. “Esperamos que compreendam que debater, discutir, não é o forte do nosso candidato. Ele fica com as ações. Reconhecemos isso com muita humildade. Ele optou por não comparecer e temos a certeza que de essa ausência nunca será compreendida como falta de apreço ao evento… O nosso plano de governo está detalhado. Os nossos desejos de governo não cabem em papel…”, completa a equipe de Wilson.

O debate político não foi aberto ao público e somente assessores e equipe técnica participaram. O mediador, Nerisvaldo Sobrinho, questionou os candidatos acerca de oito temas, ‘Cultura e Lazer’, ‘Meio Ambiente’, ‘Saúde’, ‘Vale do Capão’, ‘Educação’, ‘Emprego e Renda’, ‘Infraestrutura’ e ‘Turismo’. Cada tema tinha três perguntas que foram sorteadas, uma para cada candidato. Eles tiveram dois minutos para responder cada questão. Na sequência, os outros candidatos tiveram 30 segundos para comentar ou fazer uma pergunta dentro do tema, ao candidato da vez.

O debate foi transmitido pela Internet e reuniões os candidatos ao Executivo da cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/TV Local |

Tendo em vista o atual cenário pandêmico, o tema de ‘Saúde’ foi uma das pautas principais do debate. “A covid-19 é uma realidade em todo o país e atinge diretamente dois setores importantes, a saúde e também a economia. Diante de tantos desencontros, ações e informações, qual a sua visão geral sobre o tema e o seu plano para tratar o assunto durante a gestão, caso essa crise continue?”. Essa foi a pergunta sobre a crise.

Em resposta, o candidato Marco Ribeiro disse que “primeiro é saber onde é que está um milhão que veio para Palmeiras. Quando a gente achar esse dinheiro aí nós vamos começar a implantar um sistema que foi implantado em Lençóis. As pessoas chegam lá, recebem o tratamento VIP, teste de covid, ninguém entra lá. Inclusive essa resposta é uma forma de denúncia, as pessoas vão para Lençóis faz o teste, se der negativo entra, se der positivo não vai perder a viagem que veio de São Paulo e Rio de Janeiro, vem para onde? Está entrando em Palmeiras. Estão vindo todos para cá, tudo aberto, então esse é o primeiro passo que tem que ser feito, contido agora. Não dá para esperar para o dia primeiro, para o próximo prefeito, tem que ser agora. Mas, se chegarmos lá, nós vamos ter que fazer isso, tomar uma providência que não foi feita”.

Equipe de produção da TV Local, que organizou o debate político | FOTO: Divulgação/TV Local |

Na sequência, o candidato Cézar Enfermeiro respondeu que como profissional da área de saúde o tema lhe toca profundamente. “Com muita surpresa a gente está em uma situação de pandemia, que é grave, até hoje não tem vacinas nem remédio, e o vírus continua matando. Eu espero os próximos gestores, no caso se for eu, trate com mais carinho e com mais responsabilidade a questão da saúde e da covid-19, que é algo que pode matar. Quando a vida ainda é números a gente ainda fica sem entender, mas quando esse número começa a ter nome, sobrenome e família realmente fica difícil”, disse Cézar.

Por último, o candidato Ricardo Guimarães também falou sobre o tema. “Nós, na atual gestão, além de reformar os PSFs, a gente está licitando agora uma ambulância UTI Móvel, no valor de R$370 mil, criamos um Plantão Médico 24 horas para que os nossos venham a sair para outros hospitais. Então, nós avançamos nessa área também”, conclui Ricardo. A página TV Local, responsável pela transmissão, registrou recordes de visualização, sendo os maiores números desde a sua criação. Foram aproximadamente 800 telespectadores e mais de oito mil visualizações. A ‘live’ pode ser conferida na íntegra no link.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas