Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Lençóis contesta suspensão da exigência de teste de covid e reserva antecipada

A prefeitura discordou da decisão por meio de uma nota de esclarecimento | FOTO: Túlio Saraiva |

Uma medida judicial suspendeu o poder do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, para exigir teste de covid-19 e reserva antecipada para turistas. A ação foi representada pela Associação Comercial de Lençóis (ACL). A prefeitura de Lençóis, no entanto, discordou da decisão por meio de uma nota de esclarecimento publicada em redes sociais.

“Discordamos do entendimento do juiz e também dos empresários representados pela Associação Comercial de Lençóis que promoveram esta ação. Ao contrário desses, entendemos que os cuidados definidos pela prefeitura qualificaram o público visitante da cidade com um turismo consciente e controlado”, salienta a prefeitura em nota.

“A demanda cresceu dia após dia desde a reabertura, o que pode ser comprovado com fotos dos feriados de 12 de outubro e 2 de novembro [quando ainda valia a exigência de teste de covid-19 e reserva antecipada]. Ruas, restaurantes, atrativos e mesmo hotéis estiveram movimentados, gerando emprego e renda e atentos às medidas de biossegurança. Infelizmente, parece não ter sido suficiente para alguns”, destaca a nota.

Atualmente Lençóis tem 175 confirmados de covid-19, sendo que apenas um está ativo | FOTO: Reprodução/PML |

Grande parte das hospedagens que funcionavam antes da pandemia, até o momento, não solicitou vistoria da Vigilância Sanitária e tinha prática de trabalhar fora do exigido pela legislação turística. A reabertura sem critérios rígidos amplia a possibilidade de estabelecimentos atuarem de forma irregular e sem os cuidados necessários, conforme dados divulgados pela prefeitura.

Ainda de acordo com a gestão municipal, sem a imposição de teste para covid-19 e a reserva antecipada, aumenta a possibilidade de contágio favorecendo com que a população não siga um protocolo mais criterioso de prevenção. “Nos últimos meses, o município conduziu o trabalho de orientação e conscientização dos turistas, repassando informações para que se hospedassem em locais com menos risco”, ratifica a nota.

Ainda segundo a publicação da prefeitura, é feito um pedido para que as pessoas não deixem de tomar os devidos cuidados de prevenção. “Pedimos que toda população, em especial quem trabalha com atendimento a clientes, que reforce cuidados contra o novo coronavírus [máscaras, limpeza das mãos, distanciamento social, por exemplo]”, complementa a gestão. Atualmente Lençóis tem 175 confirmados de covid-19, sendo que apenas um está ativo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas