Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Reclamação sobre cobrança na conta de luz cresce 40% em todo o país

Com a pandemia, as pessoas passaram mais tempo em casa e reclamaram mais também | FOTO: Divulgação |

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu 52.531 reclamações em todo o Brasil sobre cobranças na conta de luz, número 40% maior do que o registrado de janeiro a outubro de 2019, quando a Agência recebeu 37.465 reclamações.

A pandemia de coronavírus fez com que mais pessoas ficassem em casa e, consequentemente, o número de reclamações aumentassem.

A diretora do FGV Ceri (Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas), Joisa Dutra, afirma que, apesar do aumento das reclamações, é importante entender a natureza destas. Para ela, o setor elétrico está sendo mais sentido pela população, já que as pessoas ficam mais tempo em casa.

“A percepção é que de fato a crise está causando transformações muito perto do consumidor. Não é que as empresas não tenham conseguido lidar com o desafio de fornecer energia elétrica”, afirma Joisa.

Devido à pandemia, a circulação de leituristas foi reduzida e a conta passou a ser calculada com base no valor médio de consumo dos últimos 12 meses. No entanto, brasileiros relataram contas com valores muito maiores do que a média anual, que acreditavam não ser condizente com os gastos da casa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas