Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores gravam vídeo e denunciam condições precárias de escola municipal no Vale do Capão

Os moradores querem um termo de compromisso com a comunidade | FOTO: Montagem do JC |

Um vídeo que denuncia problemas estruturais da Escola Municipal de 1º de Caeté-Açu, mais conhecido como Vale do Capão, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi elaborado por pais e mães de estudantes. A inciativa tem o objetivo de chamar a atenção do poder público, bem como dos candidatos à prefeitura de Palmeiras para assinar um termo de compromisso com a comunidade, visando a reforma e melhoria da escola.

A escola conta com 323 alunos e tem enfrentado problemas que necessitam de solução em caráter de urgência, uma vez que oferecem riscos à segurança dos usuários do prédio e prejudicam o processo de ensino e aprendizado. Além de todas essas questões estruturais, que vêm de longa data, agora também há necessidade de uma adequação escolar às necessidades sanitárias exigidas pela pandemia da covid-19. “Os profissionais que trabalham na escola, além de desvalorizados, exercem suas atividades em condições precárias”, apontam os pais.

Eles também dizem que “essas adversidades já foram comunicadas repetidas vezes nos últimos anos à prefeitura e à Secretaria de Educação de Palmeiras, que protocolaram planos de ação, mas fizeram muito pouco para resolvê-los”. Ainda apontam que “ano após ano a escola recebe pequenas reformas paliativas que não atendem às necessidades reais, geralmente elas acontecem no início do ano letivo, atrasando o início das aulas”.

Portanto, o vídeo tem intuito de pedir um posicionamento do poder público diante dessa situação de abandono da educação, além de chamar a atenção dos candidatos à prefeitura do município de Palmeiras para apresentar projetos e compromissos com a comunidade em relação à melhoria da escola de Caeté-Açu/Capão.

O Termo Público de Compromisso para que cada candidato possa firmar seu comprometimento em realizar uma reforma ampla que resolva os problemas apresentados na estrutura física do prédio da Escola Municipal de 1° Grau de Caeté-Açu pode ser conferido através do link. “A sociedade tem o direito e o dever de cobrar do poder público para que cumpram com as suas obrigações. Esse é um exercício de cidadania. Todos merecem condições dignas para aprender, e ensinar”, complementam os pais em nota.

Contatos dos candidatos:
Wilson Rocha:
https://www.instagram.com/wilsondocapao14/ https://flow.page/wilsondocapao14

Ricardo Guimarães:
https://www.instagram.com/ricardoguimaraesvaqueiro/

Marco Ribeiro:
https://www.instagram.com/marcoribeiro_palmeiras2020/

Cézar Enfermeiro:
https://www.instagram.com/cezarenfermeiro/

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Moradores do Vale do Capão revitalizam escola e evitam que alunos viagem 20km para estudar; veja fotos e vídeos

Chapada: Mobilização de comunidade do Vale do Capão pretende construir escola de ensino médio

Chapada: Moradores do Vale Capão continuam a reclamar da falta de infraestrutura de escola municipal

Chapada: Prefeitura de Palmeiras rebate denúncias e explica situação de escola no Vale do Capão

Chapada: Pais de alunos do Vale do Capão reclamam de descaso da prefeitura com escola local

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas