Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Duas chuvas de meteoros estão iluminando o céu até o final do mês de novembro

Observadores da Chapada Diamantina não conseguirão visualizar até antes das 0h de cada noite | FOTO: Reprodução |

Amantes da astronomia estão atentos pra a oportunidade extraordinária de visualizar chuvas de “estrelas cadentes” – ativa desde o dia 6 e irá até dia 30 de novembro. No entanto, no dia 17 será o pico da chuva de meteoros. Segundo informações do ‘Olhar Digital’, a primeira chuva é dos meteoros ‘Taurídeos’, que acontecerá, com maior frequência, na madrugada de 12 de novembro, entre 1 e 2 horas da manhã (horário de Brasília).

Mas se você estiver em um local com céu limpo, pouca poluição luminosa, poderá ver alguns meteoros antes mesmo desta data. Mas não se preocupe, segundo o site ‘In the Sky’, os ‘Taurídeos’ são uma chuva de meteoros de baixa intensidade. Já a chuva dos ‘Leonídeos’ será às 9 horas (horário de Brasília) do dia 17 de novembro. Devido ao horário não será muito visível nos céus do Brasil.

Mas assim como os ‘Taurídeos’, poderá ocorrer meteoros antes mesmo desta data, e até o dia 30 de novembro, embora com menor intensidade. Os ‘Leonídeos’ são restos do cometa 55P/Tempel-Tuttle. Segundo cálculos do site ‘In the Sky’, em condições ideais será possível ver até 10 meteoros por hora.

Observadores da região da Chapada Diamantina não conseguirão visualizar muito bem até antes das 0h de cada noite. No entanto, permanecerá ativo, até seu ponto radiante que será pouco antes do amanhecer, por volta das 4h30, quando seu ponto radiante é mais alto.

Em entrevista para BBC News Brasil, o professor de astronomia da USP Roberto Costa afirmou que essa constelação é do hemisfério norte e, por isso, quanto mais ao norte estiver o observador, melhor será a visualização.

“Aqui na região sudeste será preciso olhar para o horizonte norte na madrugada, antes de começar a clarear, a partir das 4h, aproximadamente. Observadores nas regiões Norte e Nordeste verão eles mais altos no céu”, afirmou. Jornal da Chapada com dados do Olhar Digital e In the Sky e BBC News Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas