Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Urnas de Seabra e Lajedinho vão passar por auditoria de autenticidade e integridade do sistema pelo TRE

As eleições acontecem neste domingo | FOTO: Divulgação |

Urnas dos municípios de Seabra e Lajedinho, ambos na Chapada Diamantina, passarão por testagem de segurança no processo de votação paralela. A seleção se deu por meio de sorteio realizado, neste sábado (14), pelo Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA). Além das urnas de Seabra, zona 88, seção número 189, e Lajedinho, zona 87, seção 123, outras 13 zonas também passarão por auditoria na Bahia.

Conforme publicado pelo TRE, cinco urnas foram buscadas neste sábado em suas zonas eleitorais e transportadas para a sede do TRE-BA, no Centro Administrativo, em Salvador. “As zonas vão substituir os equipamentos, inseminando e lacrando urnas de contingência para que os eleitores das seções sorteadas possam votar normalmente”, aponta órgão eleitoral.

Outras 10 zonas, incluindo Lajedinho, a auditoria acontece na própria unidade eleitoral sorteada. A ação acontecerá simultaneamente às votações neste domingo (15). Todo o processo será filmado e poderá ser consultado depois, se necessário. O objetivo desse sorteio, que acontece desde 1996, é atestar a segurança da urna eletrônica e garantir transparência ao processo eleitoral.

Para o juiz de direito e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Roberto José Lima Costa, as duas auditorias “conferem tranquilidade e dão certificação para toda a coletividade da segurança da urna eletrônica”. As cinco zonas sorteadas foram nos municípios de Salvador, zona rural do município de Belmonte, Ribeira do Pombal, Seabra e Saubara.

As demais urnas sorteadas para a auditoria de autenticidade e integridade na própria unidade são dos municípios de Feira de Santana, Aiquara, em Lajedinho, Caem, Paripiranga, Ilhéus, em Maetinga, em Lauro de Freitas, Alcobaça e Itamaraju. O sorteio foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-BA no YouTube. Jornal da Chapada com informações do TRE.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas