Ícone do site Jornal da Chapada

Vacina da Pfizer e BioNTech contra a covid-19 conclui estudos da fase 3 e anuncia 95% de eficácia sem efeitos colaterais

Pfizer e BioNTech seguem ações para liberar a vacina | FOTO: Divulgação |

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta quarta-feira (18), a conclusão dos testes da fase 3 da sua candidata a vacina contra a covid-19, a BNT162b2, que está sendo testada no Brasil. Os resultados mostraram que a eficácia alcançada foi de 95% na prevenção à doença e não houve efeitos colaterais graves. Os dados ainda não foram publicados em revista científica.

De acordo com um comunicado da Pfizer, publicado na manhã desta quarta-feira (18) pelo G1, os estudos da vacina analisaram 170 casos confirmados de coronavírus. Os testes também envolveram pessoas com mais de 65 anos e, a partir desta faixa etária, a vacina se mostrou mais de 94% eficaz.

Ainda conforme a publicação, a taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. Na prática, se uma vacina tem 95% de eficácia, isso significa dizer que a pessoa tem 95% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for.

A farmacêutica destacou que todos os dados de segurança exigidos pela agência americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA), para a Autorização de Uso de Emergencial foram alcançados. Com isso, a Pfizer informou que pretende entrar com o pedido de uso emergencial da sua vacina “em poucos dias”, sem dar uma data específica. Extraído do site Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas