Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Três municípios registram óbitos causados por covid-19 e números de infectados seguem crescendo

Ibicoara, Ituaçu e Morro do Chapéu apontam aumento de casos | FOTO: Montagem do JC |

Durante o final de semana, três município da região da Chapada Diamantina registraram óbitos causados por complicações da covid-19, doença infectocontagiosa gerada pelo novo coronavírus. Morro do Chapéu, Ibicoara e Ituaçu também computam aumento do número total de pessoas já infectadas e de casos ativos.

A prefeitura de Morro do Chapéu, por exemplo, publicou no último domingo (22) o boletim epidemiológico atualizado com os dados da pandemia no município. Foram confirmados mais doze casos, sendo 10 por meio de RT-PCR liberados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), e o sexto óbito por covid-19. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde lamentou o ocorrido. A morte da idosa, que sofria de comorbidades, segundo informações, ocorreu em hospital fora do município.

“Nesse momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos. Salientamos que as equipes dos serviços de saúde adotam integralmente as normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde”, publicou a pasta de saúde do município chapadeiro em rede social.

No último sábado (21), a assessoria da prefeitura de Ibicoara publicou informações atualizadas, lamentando o quinto óbito no município pela covid-19. A morte ocorreu no dia 17 de novembro e a vítima aguardava o resultado do exame, que confirmou positivo para a doença infectocontagiosa.

O idoso, morador da zona rural, estava internado em Barra da Estiva, também município da Chapada e tinha problemas crônicos. No domingo (22), o boletim epidemiológico de Ibicoara registrou 169 casos confirmados, desses 109 ativos e apenas 55 curados.

Em Ituaçu, mais dois óbitos por covid-19 foram registrados e publicado em boletim pela prefeitura do município. A cidade chapadeira tem 125 casos confirmados e monitorados, 40 suspeitos e duas mortes entre sexta-feira (20) e sábado (21), totalizado quatro óbitos.

A prefeitura de Ituaçu informa à população, que por meio de nota, sobre os horários de funcionamento do Centro de Atendimento de Síndromes Gripais Covid-19 e reitera que “diante do expressivo número de novos casos registrados no município, estamos providenciando a contratação de médico para atendimento também nos finais de semana”, informa a gestão.

Horários de funcionamento e o que fazer em casos de sintomas da covid-19 em Ituaçu. O centro de Atendimento de Síndromes Gripais Covid-19 funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, conforme a portaria do Ministério da Saúde, Nº 1.445 de 29 de Maio de 2020. A população que necessite de atendimento fora deste horário, deve se dirigir à tenda do Hospital Municipal de Ituaçu, que está preparada para receber os pacientes sintomáticos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas