Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores de Várzea do Poço se assustam com ‘nuvem de rolo’ que tomou o céu da região no final de semana

O fenômeno foi registrado por morador do município chapadeiro | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

Moradores do município de Várzea do Poço, na Chapada Norte, se assustaram com o fenômeno natural conhecido com ‘nuvem de rolo’, no último final de semana. Segundo informações do site Jacobina Notícias, um morador que preferiu não se identificar, registrou o momento ‘surpresa’, no qual a nuvem aparece, no sábado (21).

Apesar do susto, o fenômeno pode ocorrer como explica o site Climatempo. “Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa, é a combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo”, descreve a publicação do site.

“Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a ‘nuvem rolo’ não produz rajadas e nem provoca chuva. Vai se desfazendo à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece”, explica o Climatempo. O site ainda informa que a ‘nuvem de rolo’ pode ter de um a dois quilômetros de largura e 1.000 km de comprimento e se desloca com velocidade de até 60km/h.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inep), informam que Jacobina, nesta terça-feira (24), segue com temperatura máxima de 32ºC e mínima de 19ºC, com ventos leste-sudeste de 20km/h. A semana segue com sol e com 5% de probabilidade de chuva. Jornal da Chapada com informações do Climatempo e do Jacobina Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas