Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rio de Contas sobe por causa das chuvas e vazão da Barragem da Pedra alcança quase 70% de volume útil

Duas comportas foram abertas para que o nível de água no reservatório da Barragem da Pedra fosse controlado | FOTO: Divulgação |

Chuvas fortes que caíram na região sudoeste da Bahia nos últimos dias fizeram a Usina da Pedra, localizada em Jequié, no Rio de Contas, liberar água e atingir vazão de quase 70% de volume útil.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou, por meio de nota, que na última segunda-feira (23), o reservatório da Pedra atingiu 66,55% do volume com afluência de 320m³/s e defluência de 150 m³/s.

Já na terça-feira (24), segundo a Chesf, teve afluência de 450 m³ e defluência de 400 m³/s. “Vazões liberadas da ordem de 400 m³/s foram praticados nos anos de 2007 e 2016”, aponta a companhia.

Duas comportas foram abertas para que o nível de água no reservatório da Barragem da Pedra fosse controlado. Acima da barragem, tem como afluentes o Rio Brumado, o Rio do Antônio e o Rio Gavião, além de cursos de água menores.

Nesta quarta-feira (25), o Rio de Contas também teve aumento o nível e a vazão da Barragem da Pedra e está previsto alcançar os 500 m³/s. O Rio de Contas nasce entre as cidades de Piatã e Abaíra, na região da Chapada Diamantina, na Serra do Tomba.

A Chesf recomenda, por conta do período úmido da Bacia Hidrográfica, que inicia no mês de novembro e vai até abril de 2021, que é “necessário que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação”. Ainda informa que as vazões estão dentro dos limites operacionais estabelecidos na Usina da Pedra.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas