Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Seabra tem 114 casos ativos de covid e moradores registram lotação para testagem em posto de saúde

Imagens mostram movimentação sem organização no município chapadeiro | FOTO: Reprodução |

A prefeitura de Seabra, na Chapada Diamantina, publicou nesta quinta feira (26), um cartaz em rede social para informar a recuperação de 522 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Atualmente, o município tem 114 casos ativos da covid-19. Segundo a publicação, “os profissionais da saúde estão empenhados em cuidar de quem precisa ser cuidado”.

Na última quarta-feira (25), registros feitos por moradores de Seabra, em videos, mostram aglomeração em posto de saúde local para fazer o exame que detecta a doença infectocontagiosa. Em um dos vídeos, um morador questiona sobre a mediação dos responsáveis do local, para atender às medidas sanitárias exigidas em protocolos de segurança.

Fila desorganizada, pessoas sem o distanciamento social necessário e aglomeração no interior da unidade. Essas são algumas das queixas que o morador apresenta no vídeo. O internauta ainda ressalta, que nenhum funcionário estava no local para organização nos atendimentos do posto.

Um homem, que não quis se identificar, disse ao Jornal da Chapada, quando questionado sobre o ocorrido, que “o problema era o horário. De manhã é o período que o posto fica cheio”, afirmou T.S.

Recursos extraordinários
Em 7 de maio deste ano foi liberado, via portaria nº 378, o “repasse de recurso extraordinário do financiamento federal do Sistema Único de Assistência Social para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais nos estados, Distrito Federal e municípios, devido à emergência em Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do coronavírus, covid-19”, conforme aponta documento.

Desde então, fica decretada a Lei Municipal nº 683/2020, que viabiliza crédito Extraordinário no valor de R$256.581,25 destinado a custear despesas relacionadas ao enfrentamento do coronavírus, que passará a fazer parte do orçamento vigente. Dentre os custos, estão “material, bem ou serviço para distribuição gratuita” em Seabra.

Dados pandêmicos
A secretaria municipal de saúde, apresenta em boletim oficial atualizado com 642 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 114 estão em recuperação, seis vieram a óbito e 522 já venceram a covid-19.

“Sobre os novos casos confirmados, cinco foram diagnosticados através de teste rápido e vinte e oito por Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen]”, de acordo com os dados da prefeitura de Seabra.

Já foram realizadas 6.957 testagens entre laboratoriais (RT-PCR/SWAB) e testes rápidos durante a crise sanitária entre município e zona rural. Conforme os dados, em 24 horas, 1.708 pessoas passaram pela triagem em barreiras sanitárias nos acessos da cidade e 180 casos seguem sendo monitorados, segundo boletim. Até a finalização da matéria a redação não obteve mais detalhes sobre a situação do posto de saúde que aparece no vídeo aqui publicado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas