Jornal da Chapada

#Chapada: Comunidade do Vale do Pati decide por não reabrir trilhas aos visitantes durante a pandemia

“Estamos estudando os protocolos de segurança para as hospedagens e para condução dos visitantes, adequados à realidade específica do Vale do Pati”, afirma em nota.

Uma nota pública divulgada na última quinta-feira (26) informa que a comunidade do Vale do Pati, entre os municípios de Andaraí e Mucugê, na Chapada Diamantina, se reuniu durante a semana e vetou a reabertura do turismo. Conforme informações, o grupo de moradores decidiu que “por hora manterá o Vale do Pati fechado para visitação”.

“Estamos estudando os protocolos de segurança para as hospedagens e para condução dos visitantes, adequados à realidade específica do Vale do Pati”, afirma a nota. Mirante do Pati e Cachoeirão por cima permanecem fechados aos turistas. A decisão foi motivada por respeitar a comunidade em tempo de pandemia da covid-19.

A intenção é preservar a comunidade da doença infectocontagiosa. O ponto turístico fica dentro da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina e não está sendo permitido acampar. Os visitantes somente podem se hospedar nas casas dos nativos do local. E, por conta das fortes chuvas que vêm caindo na região, torna-se perigoso aos visitantes passar por rios.

Ainda de acordo com as informações, em período de muita água, pode haver tromba d’água e até para o resgate a situação é complicada, pelo local ser de difícil acesso. “De antemão, o Vale do Pati permanece fechado à visitação”, conclui a nota dos moradores.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas