Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudantes do Ifba de Jacobina conquistam medalhas e menções honrosas na Olimpíada de Matemática dos institutos federais

Fachada da sede do Ifba de Jacobina | FOTO: Divulgação/Ascom Ifba |

Cinco alunos do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, garantiram medalhas de prata, bronze e menções honrosas ao Instituto na Olimpíada de Matemática dos IFs (Omif). Voltada para estudantes do ensino técnico integrado ao médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a olimpíada tem por objetivo estimular o interesse pela matemática, colaborando com a redução de déficits de aprendizado, ao promover interação entre estudantes e professores de diversas regiões do país.

Segundo o coordenador local da competição, professor Emanuel Fonseca, foi a primeira vez que o campus participou do evento. “Sem dúvida, uma experiência maravilhosa!”, comenta. Ao lado dele, colaboraram com a preparação dos alunos os docentes Demson Oliveira, Salvador Muniz e Islane Moura, através de encontros virtuais de orientação e resolução de questões.

Para a jovem Larissa Araújo, medalhista de prata e estudante do 2º ano de eletromecânica, participar da Omif foi uma das melhores experiências que já teve com olimpíadas do conhecimento. “Eu já havia participado de algumas: química, história, física, matemática… Os problemas desta prova envolviam a aplicação da matemática em âmbitos diversificados. Isso exigia estratégia e raciocínio lógico. Então comecei a ter um novo olhar sobre os desafios matemáticos. Em meio à pandemia, estudar não está sendo fácil para todos! O apoio dos professores do campus foi crucial para nosso bom desempenho”, explica.

Fique por dentro
A 1ª fase da Omif consistiu em prova online, composta por 15 questões objetivas, realizada no dia 25 de outubro. A novidade deste ano é que não houve 2ª fase, mas um evento online, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de novembro, promovendo palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e mostra de jogos. Mais informações em omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt. As informações são de assessoria.

Confira a lista dos nossos premiados abaixo
Medalha de Prata
Arthur Oliveira Santos
Larissa Mariano Araújo

Medalha de Bronze
Thales Gabriel Queiroz Santos

Menção Honrosa
Gabriel Leví Carvalho Alves dos Santos
Kevillyn Gama Batista

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas