Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Jacobina registra mais um óbito por covid-19 no final de semana e ocupação dos leitos de UTI chega a 90%

A taxa de ocupação de leito de Unidade de Terapia Intensiva atinge 90% | FOTO: Montagem do JC/R3 Guedes |

A Secretaria de Saúde de Jacobina, na Chapada Norte, junto com a Vigilância Epidemiológica registra o 14º óbito provocado por complicações da covid-19. Segundo informações, o caso foi registrado no último domingo (29) e se trata de uma idosa de 72 anos, moradora do município, que estava internada no Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG) desde o dia 22 de novembro.

O boletim epidemiológico, atualizado nesta segunda-feira (30), apresentou 428 casos ativos da doença infectocontagiosa, sendo 416 monitorados em isolamento residencial e 12 seguem internados no Hospital Regional, além 11.879 testes já realizados desde o início da pandemia do novo coronavírus.

As informações registradas ainda apontam 90% da taxa de ocupação da UTI do HRVG, o que vem preocupando o diretor médico do hospital, Leandro Oliveira. Ele publicou nota em perfil de rede social, na qual alerta sobre “relaxamento da população” em relação aos protocolos de segurança sanitária.

“A UTI de Jacobina está lotada e com pacientes muito graves. A semi UTI está cheia. Chegamos ao pico da pandemia. O pronto atendimento do hospital não para. Foram inúmeras intubações essa semana. São frases que têm me preocupado ao longo da semana. E quero acreditar que realmente estamos no pico, mesmo que a previsão não seja essa e nada animadora. Tudo reflexo do relaxamento da população, e sobretudo do período eleitoral”, considera Oliveira.

O médico ainda diz que “com o aumento da incidência, houve um aumento do número de atendimentos no pronto-atendimento do HRVG. A grande maioria (graças a Deus) sem sinais de gravidade. E muitos já em acompanhamento ambulatorial, nos procuram para alta médica da covid. O que acaba superlotando nossa emergência, diminuindo a qualidade nos atendimentos. Não é nossa intenção. E estamos tentando solucionar”, salienta Leandro. Jornal da Chapada com informações do site Jacobina Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas