Ícone do site Jornal da Chapada

#Áudio: Artista pernambucano lança música para homenagear o fóssil humano mais antigo da América Latina

O músico usa a poesia para falar sobre o assunto | FOTO: Divulgação |

Novo projeto do artista pernambucano Tauã, anuncia através da música ‘Luzia’ a vinda de seu segundo álbum ‘333’, com uma perspectiva poética e temporal. O single foi lançado nesta sexta-feira (4) e a distribuição é através do selo Cantores del Mundo, em parceria com a Ingrooves Brasil. A música conta sobre o universo sonoro e poético do álbum, que se inspirou no fóssil humano mais antigo da América Latina, ‘Luzia’, para fazer a canção.

“Esse trabalho traz, de forma poética, uma trajetória temporal e geográfica simbólica, por perdurar no tempo. Eu a compus pensando em três atos: primeiramente esse vislumbre de um passado distante, de mais de 10 mil anos atrás, numa perspectiva andarilha, inclusive citando línguas extintas; por seguinte, o momento em que são encontrados alguns restos fósseis dela no interior de Minas Gerais, iniciando uma polêmica reflexão identitária e, por fim, ela sendo cremada em pleno Museu Nacional do Rio de Janeiro”, explica Tauã.

A produção é de Thomas Hares, baterista e percussionista que assina a produção artística da faixa. Hares atualmente toca com Gal Costa e Céu, e produziu, junto com Kiko Dinucci e Rômulo Fróes, o disco ‘Besta Fera’, de Jards Macalé. Tauã conta como foi a escolha de convidar Thomas para produção.

“Depois do álbum ‘Ã’, já haviam várias canções prontas e até maduras, mas ao decidir ir morar em São Paulo, fiz questão de gravar uma canção que compus lá, imerso naquela realidade, em adaptação, e também convidando um produtor que estava vivendo na cena de lá, que foi, para minha sorte, o Thomas Harres”, disse o artista. As fotos e o conceito do single foram realizados na Chapada Diamantina. A mixagem foi feita por Klaus Sena e a masterização por Buguinha Dub.

Sobre o artista
Tauã é compositor, poeta, cantor, e produtor cultural. Em 2020 recebeu duas premiações com o texto ‘Pras Pedras Que Somos’ (Itaú Cultural e Poesia.org). Participou como co-autor da música ‘Pra brincar o carnaval’, lançado por JUBA no álbum “Ethos’. O artista é fundador do evento ‘Quintal Experimental’, com mais de 200 eventos realizados, majoritariamente em Pernambuco.

Teve canções regravadas por outros artistas, caso de ‘Cajueiro’, hit regravado por Tainá, Rebeca Sauwen e remixado por DJ Gaspar Muniz, e ‘Sertão’, interpretado pelo duo Bellas e Flor, com arranjos do grande maestro Vitor Santtos, que já trabalhou com grandes nomes da música nacional, como Moacir Santos, Gil, Chico, Bethânia, entre outros. Siga o artista Tauã nas redes sociais Instagram e Facebook.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas