Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra 25 novos casos de coronavírus em 24h e leitos de UTI estão todos ocupados

As equipes de saúde continuam com ações contra o coronavírus | FOTO: Montagem do JC |

O boletim epidemiológico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, informa que 25 novos casos de covid-19 foram confirmados em apenas 24h. Os dados foram divulgados neste sábado (5) pela prefeitura de Itaberaba. Até o momento, as equipes de saúde computam 2.079 casos da doença infectocontagiosa desde o início de contágio; sendo 1.973 curados, 62 pacientes em recuperação e 44 que morreram devido a complicações causadas pelo novo coronavírus.

Mais de nove mil testes (entre rápidos e laboratoriais) já foram realizados; 200 pessoas seguem em monitoramento e outras 138 foram enquadradas com suspeita de infecção. Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e pela Coordenação de Vigilância em Saúde e de Câmara Técnica até 17h da última sexta-feira (4).

No mapeamento por localidade foram identificados 22 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘São João’ com 13, ‘Centro’ cinco, ‘Brisas da Chapada’, ‘Oriente’ e ‘Parque das Águas’ com quatro em cada. Na zona rural, apenas as comunidades de ‘Região da Testa Branca’ e ‘Região da Vazante’ foram identificadas com um caso ativo em cada.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), dos 20 leitos de UTI ativos, todos estão ocupados. E dos 20 leitos clínicos, nove estão ocupados atualmente.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas