Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui reitera segunda onda de covid, reabre mais de 100 leitos de UTI e lança manual de recomendações para o verão

O governador Rui Costa | FOTO: Divulgação |

Segunda onda de contaminação na Bahia foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT), nesta segunda-feira (7), após o aumento no índice dos casos da doença infectocontagiosa no Estado, confirmada pelo secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, na última quinta-feira (3).

“Nós estamos já vivendo o que a gente poderia classificar de uma segunda onda de covid. Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta, e se manteve alta em todas as regiões do estado. Tanto é que isso já trouxe reflexo no aumento do número de óbitos. Semana passada, nós estávamos com cerca de 20 óbitos diários, que vinham se mantendo há cerca de 60 dias, e nesse final de semana já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. Então, os números já começam a ficar infelizmente mais severos, mais críticos”, confirma o governador.

Rui Costa fez um apelo aos jovens baianos, que seguem se reunindo, principalmente aos finais de semana para celebrações, promovendo aglomerações e, segundo Rui, os jovens são os responsáveis por infectar seus familiares que estão dentro de suas casas, segundo informações.

“Os jovens estão se expondo excessivamente, mesmo quando não acham boates, bares, casas de show abertos. Eles estão aglomerando em ruas, em praças, em becos, e isso infelizmente vai levando a doença para dentro da casa das pessoas. E mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, está levando o pai, mãe, tio, avó para a UTI e para o hospital. Está aumentando o número de óbitos em função do comportamento da maior parte dos jovens, que se sentem mais fortes, com a saúde melhor, e desafiam o vírus e acabam levando o vírus para dentro de casa”, salienta Rui Costa.

O governador baiano ainda anuncia a reabertura de mais 100 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Estado, para casos graves da doença infectocontagiosa, covid-19. “Nós já ampliamos inclusive o número de leitos disponíveis. Reabrimos leitos que havíamos fechado em função da queda da pandemia. Vamos sendo obrigados a abrir os leitos novamente. Cem leitos foram e serão abertos nesses dias, para garantir a atenção e o acolhimento de todas as pessoas que precisarem”, confirma o chefe do Executivo.

Rui também fala sobre medidas mais rígidas para o combate à disseminação do novo coronavírus e fala sobre a ineficácia de fechar o sistema de transporte. “O fechamento do transporte rodoviário e o ferry boat já não daria mais nenhum resultado porque lá atrás nós tínhamos mais de 300 cidades que não tinham o vírus. O vírus estava concentrado apenas, inicialmente, em 50 e depois em 100 cidades, que ficamos um longo período de mais ou menos 120 cidades com o vírus ativo. Hoje essa medida não faz mais sentido, já que o vírus está presente em todos os 417 municípios da Bahia”, afirma.

Cem leitos foram e serão abertos nesses dias, conforme o governador | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

Segundo o G1, Rui Costa disse que não vai proibir o acesso das pessoas a pontos turísticos, mas pode pensar em “eventualmente fechar algumas ruas. Festas e aglomerações em locais comerciais, boates, bares, restaurantes, isso está proibido por decreto, não é recomendação. Como se trata das pessoas na rua, você tem que recomendar. Não é fácil. Por exemplo, o Farol da Barra, as pessoas estão caminhando. Como se vai dispersar? Com o uso de força policial para dispersar as pessoas caminhando na rua? Então, neste caso, vale um apelo. Ou então, eventualmente, fechar a rua”, considerou.

O governador ainda fala sobre recomendações para os turistas que visitam o Estado e para “quem chega de outra cidade, de outro estado, é importante que saiba quais são as orientações da saúde naquele estado. Como nós vamos receber muita gente final de ano, em várias regiões do estado todos hotéis venderam. Temos lotação quase máxima já dos hotéis e pousadas, então é preciso que essas pessoas tenham o acesso a essas recomendações, para saber qual a situação da doença no estado e o que ela deve fazer”, disse Rui.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), publicou recomendações, através de uma lista para assegurar que no período do verão no Estado as pessoas estejam seguras enquanto a infecção da covid. Uma das medidas, está o distanciamento de dois metros entre mesas de bares e restaurantes. O manual de recomendações, também é lançado pelo governo do Estado da Bahia, visando o controle da propagação do covid.

Veja abaixo a lista do manual.

Na Rede Hoteleira

Nas Praias e Ambientes Públicos (ruas e praças) – Dimensão Poder Público Municipal

Nas Praias – Dimensão Empreendedores (Barracas, Restaurantes, Bares e Ambulantes)

Nas Praias – Dimensão Trabalhadores

Para as Companhias Marítimas – Dimensão Empreendedores

Nas Embarcações Marítimas – Dimensão Trabalhadores

Em Bares e Restaurantes- Dimensão Empreendedores

Tem distanciamento também para quem eativer em trilhas | FOTO: Jornal da Chapada |

Nos ambientes de trilhas

Recomendações gerais aos Turistas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas