Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Bolsonaro coloca militares na Anvisa para controlar política de vacinas contra o coronavírus

O presidente da República, Jair Bolsonaro | FOTO: Marcos Corrêa/PR |

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) está agindo para garantir o controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reporta a Agência Reuters.

Segundo a  publicação, alguns especialistas em saúde temem que a articulação politize o órgão regulador e dê ao presidente, um dos mais proeminentes céticos em relação ao coronavírus no mundo, as rédeas sobre aprovações de vacinas contra a covid-19.

Em 12 de novembro, Bolsonaro indicou o tenente-coronel reformado do Exército Jorge Luiz Kormann para assumir um dos cinco cargos de diretoria da Anvisa. Sem experiência em medicina ou desenvolvimento de vacinas, Kormann deve liderar a unidade encarregada em dar sinal verde aos imunizantes.

Caso o nome seja confirmado pelo Senado, como se espera, aliados de Bolsonaro ocuparão três das cinco diretorias da Anvisa, o que lhes dará maioria em todas as decisões da agência.

“A Anvisa hoje esta sendo aparelhada por diretores aliados com a postura negacionista e irresponsável do ponto de vista sanitário do Bolsonaro”, disse o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde.

A Reuters informa que entrevistou mais de uma dezena de autoridades antigas e atuais, governadores e parlamentares sobre os planos de Bolsonaro para a Anvisa, um órgão regulador responsável pela aprovação de medicamentos, dispositivos e tratamentos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas