Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Baixo estoque de sangue no Hemoba de Itaberaba faz centro ampliar horário de funcionamento em dezembro

O número de doadores caiu muito com a pandemia | FOTO: Divulgação/Hemoba |

Com nível crítico de estoque de sangue, o Hemoba de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, faz campanha que amplia horário de funcionamento no mês de dezembro. Nas segundas, terças e quartas-feiras, o centro funciona das 15h às 18h.

Nas quintas e sextas-feiras, o hemocentro está disponível das 8h às 12h e de 13h às 17h. A doação de sangue é agendada por meio do número 75 3251-2575. O local fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 600, no Centro da cidade chapadeira.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de hemocomponentes como as plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em diversos tratamentos, como o câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

Com a pandemia, esse número ficou ainda menor. Só na Bahia, a queda nas doações chegou a quase 20% no primeiro semestre deste ano em relação a 2019, o que gerou forte impacto no abastecimento de sangue no estado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas