Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba recebe Selo da Unicef por cumprir políticas públicas de assistência a crianças e adolescentes

Membros da prefeitura de Itaberaba e estudantes do município participam da cerimônia | FOTO: Divulgação |

“Hoje o nosso município recebeu, pela primeira vez, o Selo Unicef, iniciativa que tem como objetivo estimular e reconhecer os avanços na promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”. A fala consta na publicação de rede social do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), ao celebrar o prêmio recebido nesta terça-feira (8).

Foi na cerimônia de encerramento, transmitida por canal da plataforma do YouTube que 431 municípios receberam o Selo Unicef, além de 18 estados do Semiárido e Amazônia Legal Brasileira. O Selo Unicef acontece a cada quatro anos. Uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e visa o compromisso do município em priorizar e manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

A medida nessa edição (2017-2020) defende quatro objetivos principais. Alcançar crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas, melhorar a qualidade dessas políticas já existentes para crianças e adolescentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra crianças e adolescentes e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.

A adesão do município portal de entrada da Chapada Diamantina, acontece de forma espontânea e “a metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. A adesão ao Selo Unicef é espontânea”, explica plataforma digital do prêmio.

O prefeito Ricardo Mascarenhas durante cerimônia online para receber o Selo Unicef | FOTO:Divulgação |

O prefeito Ricardo Mascarenhas também comentou a conquista do município e desta o trabalho das equipes de diferentes pastas municipais. “Eu sou grato por todos os que se empenharam incansavelmente para que esse sonho se tornasse realidade. Aos profissionais, à juventude do Nuca Itaberaba, às equipes das Secretarias Municipais, aos empresários que foram parceiros nessa jornada, obrigado por essa conquista!”.

O representante do Unicef Brasil, Florence Bauer diz que “eles [os municípios] comprovaram melhoras significativas nas políticas públicas para que mais meninas e meninos pudessem estar na escola na idade certa, ser alcançados pelos serviços de saúde, nutrição, vacinação, e ser protegidos contra a violência. O resultado maior não é a certificação em si, mas os impactos positivos na vida de crianças e adolescentes”.

“Com o apoio do Unicef, esses municípios se superaram. Isso é a prova de que fortalecer a gestão pública, com foco na infância e na adolescência, é o melhor investimento no desenvolvimento, particularmente em um país como o Brasil, com tantas desigualdades”, conclui Bauer.

O prefeito Ricardo Mascarenhas finaliza publicação de agradecimento motivado para “seguir avançando e transformando para melhor a realidade de cada criança e de cada adolescente, trabalhando sempre por mais políticas públicas e por uma cidade melhor para a nossa gente!”, complementa.

Segundo informações, o Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Jornal da Chapada com informações do portal Selo Unicef.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas