Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba identifica 19 novos casos de covid em 24h e taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém em 95%

A prefeitura municipal continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

No boletim epidemiológico desta quinta-feira (10), o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, identificou, em apenas 24h mais 19 novos casos da covid-19. Sendo assim, o município eleva para 2.164 o número de confirmados da doença respiratória. Dentre os positivos, 105 estão ativos, 2.015 já estão recuperados e 44 pacientes evoluíram para óbito. Os dados mostram um total de 128 pessoas com suspeita da doença respiratória e 233 em monitoramento pela equipe de saúde.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, já foram realizadas cerca de 9.752 testagens para a detecção da síndrome gripal aguda grave. No mapeamento de casos ativos por localidade, 27 bairros constam na lista de casos ativos, além de duas comunidades da zona rural. O bairro com maior frequência de ativos é o ´Centro’ com 11 casos. Em seguida ‘Pé do Monte’ e ‘Independente’ com sete cada, ‘Caitutu’ com seis e ‘Loteamento Bahia’ e ‘Parque das Águas’ com cinco cada. Já na zona rural, as comunidades de ‘Testa Branca’ e ‘Vazante’ apresentam um caso cada.

Sobre a taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município e de leitos clínicos, a partir de dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), os dados apontam que dos 20 leitos de UTI ativos, 19 estão ocupados – representando uma taxa de 95%. E dos 20 leitos clínicos, oito estão ocupados atualmente, o equivalente a 40% de ocupação.

A Secretaria de Saúde do município chapadeiro destaca que “os números do são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação”. Também reforça que em casos de sintomas gripais (tosse, febre, coriza) a pessoa deve procurar a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências, deve procurar o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas