Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Contador de história baiano usa o humor para falar sobre o início do Cangaço no Nordeste

O contador de histórias baiano Ivan Mesquita | FOTO: Divulgação |

Mais um vídeo do contador de histórias baiano, Ivan Mesquita, repercute na internet. Com humor de sobra, o rapaz, que também é estudante de Engenharia Civil, conta de forma breve a história de pessoas que fizeram parte do início do ‘Cangaço’ — movimento social ocorrido no sertão nordestino, durante o fim do século XIX e início do século XX, diretamente relacionado à disputa de terra, revolta à situação de miséria na região e descaso do poder público.

Entre os responsáveis por esse acontecimento no Nordeste, e que são narrados por Ivan, estão: Lampião, Zé Saturnino, Padre Cícero, Sinhô Pereira e muitos outros. “Venha cá, vei, você conhece Virgulino? Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, de Serra Talhada, coisinho! Pois é, véi, rolou umas tretas feias dele aí com a família de Zé Saturnino, por causa de uns negócios de umas terras aí, deu morte e as porra, mataram o pai dele, tá ligado?”, conta Mesquita durante a narração do vídeo.

Intitulado ‘O início do Cangaço’, o vídeo que já conta com 120 mil likes e mais de 2 mil comentários. Nas imagens, Ivan faz o uso expressões comumente utilizadas na Bahia, trazendo gírias e sotaques nordestinos, além de contar com referências de personalidades atuais. Tudo isso misturado com o objetivo de promover aos seus seguidores uma nova narrativa a importantes histórias brasileiras.

“Padim Ciço [Padre Cícero] já tava apertando a mente de senhor Pereira pra ele abandonar o cangaço, tá ligado? Aí ele abandonou o cangaço e Lampião assumiu o bonde” disse o contador. Ivan Mesquista é natural de Canavieiras, município do extremo sul da Bahia, mas reside em Salvador. Em meio a tanto sucesso desde que viralizou nas redes sociais com os vídeos de Maria Quitéria e da Independência do Brasil, o rapaz já contabiliza 140 mil seguidores em sua conta do Instagram @ivanmesquita1.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas