Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Subsecretário Ary Pereira assume cargo maior da SSP de forma interina após exoneração de Maurício Barbosa

Ary Pereira é o novo secretário de Segurança Pública da Bahia | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

O subsecretário Ary Pereira assume a pasta de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) após nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (15), de forma interina. Junto à nomeação, o diário também divulgou a exoneração de Maurício Barbosa, indicado desde o governo Jaques Wagner, que ocupava o cargo de secretário da SSP, e de Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era chefe de gabinete da pasta.

Barbosa foi afastado do cargo por um ano em determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou duas novas fases da Operação Faroeste, deflagrada na última segunda-feira (14) pela Polícia Federal. Três carros da polícia foram à sede da Secretaria da Segurança Pública, no CAB, em Salvador, durante a manhã, e deixaram o prédio com um malote.

A delegada Gabriela Macedo, chefe de gabinete do secretário há anos e que foi afastada de seu cargo, está sendo investigada por vazar informações sobre operações sigilosas, avisando antecipadamente alvos sensíveis. Ela é suspeita de avisar ao falso cônsul Adailton Maturino sobre ações prestes a acontecer, entre outros casos. Segundo fontes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a força da delegada na SSP era maior até que a do subsecretário Ary Pereira de Oliveira – que deveria formalmente ser o segundo nome na hierarquia.

De acordo com fontes do jornal Correio, policiais lacraram o Centro de Operações e Inteligência da SSP e também a Central de Monitoramento, de onde são feitas as escutas por grupos de inteligência. Perícias serão feitas nesses locais. Procurada, a SSP negou essa informação e disse que só foram cumpridos mandados na sala de Barbosa, além da residência dele. Jornal da Chapada com informações do jornal Correio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas