Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Verão começa e o turismo na região deve ser intenso; saiba os atrativos que estão abertos

A Fazenda Pratinha é um dos locais abertos para o turismo | FOTO: Reprodução/TripAdvisior |

E chega a estação do ano tão esperada por quem vive no país de clima tropical e ‘abençoado por Deus’. O verão no hemisfério sul começou às 7h02 desta segunda-feira (21 de dezembro) e será caracterizado por chuvas frequentes em praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, de acordo com o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação segue até às 6h38 do dia 20 de março de 2021. No entanto, o verão esse ano será atípico, devido o mundo enfrentar uma pandemia do novo coronavírus que iniciou em março 2020, mês que finda a estação das festas, das férias e do carnaval. Na Chapada Diamantina, por exemplo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) liberou alguns atrativos para quem se arrisca a enfrentar a pandemia e conhecer a tão sonhada cadeias de montanhas e maravilhosas cachoeiras, que há milhões de anos a paleontologia explica que já foi mar.

E para ajudar no controle do fluxo de visitantes e evitar aglomerações, o ICMBio está utilizando a plataforma de agendamento, que permite ao visitante identificar quais são atrativos mais procurados na data escolhida. Caso o número limite por atrativo seja atingido, a recomendação é selecionar outro atrativo, ou outra data para visitá-lo. Para conferir a lista completa, basta acessar o link: https://janoo.com.br/.

Dentre os atrativos autorizados para visitação, a partir do município de Mucugê, estão: a Trilha da Cachoeira da Moça Loira; Trilha da Cachoeira do Bate-palmas; Trilha da Cachoeira do Córrego de Pedra; Cascalheira (planetário); Cachoeiras Andorinhas, Sete Quedas e Funis; Cachoeira do Cardoso; Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria; Rio Preto atividades náuticas; Poço Redondo (rio Paraguaçu); Trilha do rio preto até a Toca do Caboclo; Trilha da Cachoeira da Fumacinha por cima; e a Trilha da Cachoeira da Matinha.

É assim também com o mais desejado município de Lençóis, o poço encantado localizado em Itaetê e a Fazenda Pratinha conhecida por ser o oásis do sertão, em Iraquara. Já entre os atrativos que permanecem fechados, estão o Vale do Pati, Mirante do Pati e Cachoeiro e o Poço Azul em Nova Redenção.

Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir protocolos sanitários. Entre eles: uso de máscara, grupos com no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor, manter distanciamento de dois metros dos outros visitantes, higienizar as mãos com álcool em gel 70% a cada parada, ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas