Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Rio de Contas é um dos locais escolhidos por turistas para revigorar as energias na natureza no início de 2021

Rio de Contas tem atrativos aí pouco explorado por aventureiros | FOTO: Rodrigo Bastos |

Uma das regiões escolhidas pelos turistas para começar o ano de 2021 com energias renovadas foi a Chapada Diamantina. Em tempos de pandemia por contaminação da covid-19, os destinos escolhidos estão entre aqueles de paisagens naturais, sem aglomerações ou festas, ao som apenas da natureza em sua exuberância.

Rio de Contas, município chapadeiro, também passou pelas bagagens de muitos turistas que resolveram adotar um Réveillon mais tranquilo com segurança, no que diz respeito às medidas adotadas para atender aos protocolos sanitários, exigidos em momento de crise pandêmica gerada pelo novo coronavírus.

A primeira cidade planejada do Brasil, rica em sua arquitetura com centenas de imóveis tombados, considerada a capital regional do século XVIII, voltou a ser contemplada, após reabertura gradual dos pontos turísticos da Chapada. O local, também conhecido por suas belas cachoeiras e rios, é apreciado pelos turistas que podem ter acesso a Prado e ao rio Brumado, com quedas d’água irresistíveis ao banho.

As trilhas também são uma boa opção para quem deseja uma boa caminhada durante visita à Chapada. O pico do Itobira, conhecido na região, onde a vista alcança o Pico do Barbado, o Morro da Cabra e a cidade Rio de Contas, é uma das opções para os turistas.

Foi assim que o guia Rodrigo Bastos e mais três amigos resolveram caminhar para o ano de 2021. O guia conta à reportagem que iniciou a caminhada no último dia de 2020 e terminou no terceiro dia do ano de 2021.

“A subida intensa na noite de Réveillon, vendo a lua nascer e, em seguida, o sol brilhar no Pico do Itobira, foi uma experiência incrível. Ficamos impressionados com a grandiosidade do lugar. Essa foi para marcar a vida como uma incrível experiência”, relata Rodrigo.

O guia, ainda em entrevista, afirma que todo o percurso foi feito seguindo as medidas de segurança sanitária exigidas pelo Ministério da Saúde e os grupos de turistas estavam obedecendo as regras de distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel. “Todo o caminho foi feito dentro dos protocolos de segurança. Encontrava alguns grupos de passagem, mas todos seguindo as normas exigidas”, afirma.

O aventureiro é parceiro da Agência Conexão Chapada, operadora de turismo especializada em Ecoturismo e expedições na Chapada Diamantina, que abrange para vários municípios da região, parcerias que orientam turistas e oferecem serviços de Trekking e expedições pelo local.

No final do ano passado, a Agência teve sua publicação divulgada pela Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), onde convidava os turistas para as experiências naturais de Rio deContas. “A vida ficou em pausa durante alguns meses, mas chegou a hora do reencontro. A trilha, a natureza e nós estamos esperando por você”, diz a Sectur em perfil de rede social.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas