Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores do Vale do Capão convocam assembleia para tentar solucionar questões do lixo na localidade

Os moradores estão se unindo para resolver a situação já que as autoridades municipais não conseguem | FOTO: Montagem do JC |

Moradores do Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, município de Palmeiras na Chapada Diamantina, decidiram realizar uma assembleia para aprofundar os debates sobre o problema do lixo na comunidade turística. A reunião acontece no bairro dos ‘Brancos’, no próximo dia 20 de janeiro, às 17h. A informação foi divulgada em perfil de rede social e em grupos para movimentação da população e realização de entrevistas locais.

Na última quarta-feira (6), os organizadores informaram que a pauta prioritária é a escolha de um novo local e a construção de um novo jirau. A assembleia acontecerá no ‘Rufino Rocha’, local que “foi escolhido por ter condição de distanciamento social, imprescindível neste período de pandemia”, afirmou.

Publicação de morador ainda informa que foram realizadas 51 entrevistas com objetivo de votação das questões apresentadas, desde a última semana de dezembro de 2020, “quando encerramos o processo de enquete com os moradores do bairro dos ‘Brancos’ que foi iniciado no começo de novembro.

“Não conseguimos entrevistar todos os lares, faltaram aproximadamente 10, pois não tínhamos mais disponibilidade de tempo por parte dos entrevistadores. Mesmo assim, tendo convocado às famílias, através das redes sociais a entrarem em contato, somente uma se apresentou”, diz representante da comunidade turística.

O lixo é um dos grandes problemas no Vale do Capão | FOTO: Reprodução/Facebook |

Outra moradora local fala sobre a questão do lixo e relata outro bairro na mesma situação. “É um dos grandes problemas ambientais, causado pela ausência da ação do poder público e pela falta de cuidado dos próprios moradores com o consumo e destino correto dos resíduos. Nos ‘Campos’ está assustadora a situação”, ressalta.

“Por isso, o grupo organizador da comunidade achou necessário a realização de uma assembleia de moradores do bairro para tomar as resoluções que correspondam, e onde os moradores que não conseguiram ser entrevistados poderão expressar sua posição sobre estes temas”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas