Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Diretor do Butantan diz que eficácia de 100% da Coronavac em casos graves ainda não tem “significância estatística”

Butantan informou que a vacina tem a eficácia geral de 50,38% contra a covid | FOTO: Divulgação |

O diretor médico de pesquisa do Instituto Butantan, responsável pelos testes da vacina Coronavac, afirmou que o resultado de 100% de eficácia do imunizante contra a covid-19 não é “estatisticamente significativo” e ainda precisa de acompanhamento. A declaração foi feita nesta terça-feira (12) durante a entrevista coletiva para divulgar dados do estudo.

As informações divulgadas pelo Instituto nesta terça não reportam nenhum caso grave da covid no grupo que recebeu a vacina em comparação com o grupo que recebeu placebo. No entanto, estatisticamente, isso não atribui ao imunizante a proteção de 100% dos casos graves do coronavírus, uma vez que para ter significância estatística, é preciso ter um sinal claro de que os casos foram impedidos pelo efeito do imunizante, e não do acaso.

O Butantan informou que a vacina, desenvolvida no país em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem a eficácia geral de 50,38% contra a covid-19. O dado foi informado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no pedido de registro emergencial da vacina, e está acima dos 50% requeridos universalmente para considerar um imunizante viável.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas