Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ‘Cine Caeté’ celebra 10 anos de atuação com mostra online de filmes socioambientais em janeiro e fevereiro

A programação completa também pode ser acompanhada nas redes sociais | FOTO: Divulgação |

Para comemorar o seu décimo aniversário de atuação na comunidade do Vale do Capão, em Palmeiras, município da Chapada Diamantina, o ‘Cine Caeté’ exibirá de 14 de janeiro a 7 de fevereiro uma mostra de filmes socioambientais brasileiros e baianos, além de encontros virtuais com diretoras e diretores para um bate-papo sobre audiovisual. O encontro será de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus.

“O projeto tem o objetivo de promover exibições de filmes com temática socioambiental em ambiente virtual e gratuito, formando público e fomentando o debate sobre as questões socioambientais locais”, aponta nota da organização enviada ao Jornal da Chapada. Os filmes estarão disponíveis na plataforma cinecaete.wixsite.com/online.

Serão 18 filmes divididos em três mostras. Na mostra socioambiental são nove produções brasileiras e baianas. Já na mostra ecojuvenil são quatro filmes para o público jovem, e no Cine Caeté Mirim são cinco animações socioambientais para as crianças.

Além das exibições no site, serão realizados 10 encontros virtuais com as diretoras, diretores e o público por meio de videoconferência em plataforma na internet. Para participar, basta se inscrever preenchendo formulário disponível no site. Os encontros virtuais vão debater as questões socioambientais trazidas pelos filmes.

O projeto ‘Cine Caeté – Mostra de Filmes Socioambientais’ é uma realização do ‘Cine Caeté’, com produção da Araçá Cultura e Meio Ambiente. Conta com a parceria do ‘PanECO de Cera’ e ‘Estúdio Caetê’; e é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Programação prévia
Segundo os organizadores, o evento abre dia 14 de janeiro às 19h, com a live ‘Experiências de Cineclubes na Chapada’, na página do Instagram do ‘Cine Caeté’, com Renata Gual, fundadora, produtora e curadora do ‘Cine Caeté’, e Andréa Mostaço, do Coletivo ‘Lumiarte’, de Ibicoara.

No mesmo dia e horário, será exibido o primeiro filme da ‘Mostra Socioambiental’, o documentário ‘A Lei da Água’, do diretor André D’elia, que fica disponível no site. Completando a programação, o ‘Cine Caeté’ apresenta quatro vídeos de educação ambiental e mais uma ‘live’ na página do Instagram.

No dia 18, às 19h, a ‘live’ é sobre festivais de cinema ambiental, com Alan Lobo, produtor e curador do ‘Cine Caeté’, e Doty Luz, do Festival de Cinema Ambiental da Serra Catarinense. A programação completa também pode ser acompanhada nas redes sociais @cinecaetecapao no Facebook e Instagram.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas