Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Com falta de oxigênio em Manaus, médicos dizem ter que escolher quem receberá assistência

Profissionais de saúde estão cobrando ajuda nas redes sociais | FOTO: Reprodução |

Médicos que atuam no tratamento de pacientes com covid-19 em Manaus, no Amazonas, relatam que estão precisando escolher quais pacientes receberão assistência por causa da baixa oferta de oxigênio nos hospitais da capital.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, profissionais que atuam no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) contaram que a falta de oxigênio na unidade, agravada entre a madrugada e o início da manhã desta quinta-feira (14), resultou na morte de seis pacientes nas primeiras horas do dia.

Os profissionais alertam ainda que mais óbitos podem ocorrer ao longo do dia, uma vez que o estoque de oxigênio da unidade deve durar apenas mais algumas horas.

Houve uma explosão do número de infectados pelo coronavírus no Amazonas nos últimos dias, o que levou o número de sepultamentos em Manaus a crescer 193% em um mês. Com isso, os hospitais vivenciam um aumento súbito da demanda por oxigênio.

Médicos, enfermeiros e técnicos de saúde da capital estão usando as redes sociais para pedir ajuda à população e relatar a situação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas