Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba ultrapassa a marca de três mil casos de covid e 360 pessoas estão com o vírus ativo; foram 98 novos infectados em apenas 24h

Mais de três mil pessoas já foram contaminadas no município chapadeiro | FOTO: Montagem do JC |

Com mais 98 novos casos de covid-19 localizados em 24h, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, ultrapassa a marca de três mil pessoas já infectadas pelo novo coronavírus na região. Os dados são do boletim epidemiológico desta sexta-feira (15), da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). A prefeitura segue registrando aumento de casos confirmados diariamente.

As equipes de saúde contabilizam o total 3.089 casos confirmados, acumulados desde o início da pandemia. Desses, 2.682 estão curados, 360 seguem em recuperação e 47 pacientes evoluíram para óbito. Outras 567 pessoas seguem em monitoramento. Enquanto que 207 foram enquadradas com suspeita da doença, permanecendo em isolamento e cuidados médicos. Mais de 11,5 mil testes já foram realizados no município (entre rápidos e laboratoriais).

Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e pela Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica até 17h da última quinta-feira (14). No mapeamento de casos ativos por localidadede, o quadro epidemiológico mostra 32 bairros e sete localidades da zona rural.

O ‘Centro’ e ‘São João’ possuem 46 casos cada, ‘Independente’ com 29 pessoas infectadas e ‘Caititu’ com 21 e ‘Pé do Monte’ com 17. Os dados da zona rural mostram que na ‘Vila São Vicente’ são seis pessoas infectadas, ‘Guaribas’ e ‘Itaíba’ registram dois casos em cada, Alto Vermelho’, região do ‘Travessão’, ‘Formosa’ e ‘Lagoa do Arroz’, contabilizam um caso em cada.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 16 estão ocupados o que representa uma taxa de 80%. E dos 20 leitos clínicos, 45% está ocupado, com onze leitos disponíveis.

A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Para sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas