Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Associação em Palmeiras denuncia obra irregular em fachada de imóvel protegido pelo Ipac

Segundo associação, a obra foi executada sem autorização | FOTO: Divulgação |

O Jornal da Chapada recebeu uma denúncia em nome da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Palmeiras, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (18), sobre uma empresa de construção, contratada pelo Governo do Estado, que anda fazendo alterações em fachada de imóvel protegido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A reforma é no Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado no ‘Centro Histórico’ do município chapadeiro.

Segundo a associação, a obra está sendo executada sem autorização. “Atualmente está sendo executada obra de reforma no Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado no Centro Histórico da cidade, sem que a empresa responsável tenha apresentado o projeto para o Ipac emitir parecer e autorizar a reforma. A empresa está fazendo alterações que comprometem a fachada do bem imóvel protegido por lei”, aponta a denúncia.

A Associação Beneficente Cultural e Esportiva, que tem no seu estatuto o objetivo de defender o Património Histórico Material e Imaterial do município, aponta sobre a importância da preservação de remanescentes arquitetônicos e culturais do século XIX, testemunhos da época do descobrimento e exploração das lavras de diamantes, elemento principal na formação dos principais centros urbanos da Chapada Diamantina.

“A cidade de Palmeiras teve o seu centro antigo tombado por Leis Municipais datadas de 07.12.1998, 23.11.2004 e 02.06.2009 e posteriormente foi reconhecido pelo estado da Bahia sendo tombado pelo Ipac, no dia 23.07.2014”, completa a associação em nota enviada ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas