Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: População se despede de ‘Aninha de Utinga’, Joyuson recebe mensagens de solidariedade e Rui envia coroa de flores

O funeral e o sepultamento de Aninha aconteceu no último sábado | FOTO: Reprodução/Facebook |

As cerimônias que marcaram o velório e enterro da primeira-dama do município de Utinga, na Chapada Diamantina, Ana Cristina Borges Vieira Santos, a popular ‘Aninha de Utinga’, foram de muita comoção. O corpo de ‘Aninha’ chegou acompanhado da família entre 9h e 10h da manhã do último sábado (16). Eles foram direto para a fazenda onde residem para uma cerimônia íntima e restrita aos parentes e amigos.

Às 10h, todo o entorno do Ginásio de Esportes da sede do município chapadeiro já estava tomado por carros e pessoas, aguardando para dar o último adeus a ‘Aninha’ e prestar suas condolências à família. Abatido e reunindo forças para compartilhar com o povo utinguense o último adeus à esposa, o prefeito Joyuson Vieira (PSB) estava acompanhado pelos filhos, genros e nora, mãe, irmãs, cunhadas e cunhados e adentrou ao recinto como uma das pessoas que ajudam a carregar o caixão.

Inicialmente, a família recebeu dos amigos mais íntimos o apoio e solidariedade, e tão logo o funeral foi aberto ao público. Uma multidão transitou pelo espaço, devidamente organizado, passando para ver e se despedir de sua querida primeira-dama e cumprimentar a família. No ginásio, o movimento foi intenso desde a chegada do corpo até sua saída pontualmente às 15h, em direção à igreja matriz, onde foi feita uma celebração campal.

Populares comparecem ao funeral para despedida da primeira-dama do município chapadeiro | FOTO: Reprodução |

A homenagem foi realizada pelo pároco Padre Wilson, que tinha uma ligação muito forte com ‘Aninha de Utinga’ por conta da sua intensa vida religiosa, sendo ela, inclusive, catequista e ministra da palavra em sua comunidade. As palavras do padre Wilson emocionaram os presentes. O religioso falou com propriedade sobre o exemplo de fé e vida cristã de ‘Aninha’.

Prefeitos da região se solidarizam com Joyuson Vieira
As mensagens com coroas de flores chegavam de todos os lugares, de lideranças religiosas como uma mensagem do Bispo da Diocese, e de lideranças políticas, locais, regionais e estaduais. O governador Rui Costa (PT), inclusive, foi um dos políticos que enviou homenagem e flores à família.

Vale destacar que ‘Aninha de Utinga’ foi enterrada com honras municipais, de correligionários e também de opositores políticos. Durante as cerimônias, estiveram presentes os vereadores da bancada do prefeito e da oposição, como os edis Toinho Muniz e Luiz da Lagoa Bonita, além do candidato adversário de Joyuson Vieira, nas últimas eleições, Jai Monteiro.

Dentre os prefeitos da região da Chapada Diamantina que se solidarizaram com a perda do prefeito Joyuson Vieira, estão Elter Bastos (Wagner), Ricardo Mascarenhas (Itaberaba) e Guilma Soares (Nova Redenção). Em nota comovente, o deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) usou as redes sociais para se despedir da amiga.

“Uma mulher de luta, que atuou e desenvolveu projetos para inclusão social de crianças e idosos e implantou ações para beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade. Meus sentimentos a familiares e amigos neste momento de dor”, descreve o parlamentar.

O corpo da primeira-dama ‘Aninha de Utinga’ foi enterrada no povoado de Cabeceira do Rio às 18h do último sábado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas