Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Nova Redenção começa vacinação contra a covid e primeira dose é aplicada em uma técnica de enfermagem

A segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira dose | FOTO: Divulgação/PMNR |

Jaerica Santos da Conceição foi a primeira pessoa a ser vacinada contra covid-19 no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (20). Ela é técnica de enfermagem, negra e representa a população novaredençoense. A vacina foi entregue por agentes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), na última terça-feira (19), que percorreram cidades como Feira de Santana, Ipirá, Itaberaba até chegar no município chapadeiro. Ainda segundo informações, neste primeiro momento, serão imunizados 52 profissionais de saúde que atuam ativamente na linha de frente de combate à covid-19.

A vacinação ocorre no Centro de Síndrome Gripal e a prefeita Guilma Soares (PT) comemora e lembra da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida da população. “É um momento histórico que representa a esperança de dias melhores. Nos sentimos alegres em iniciar a vacinação em nossa cidade e da importância de imunizar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a estrutura robusta de acolhimento do SUS é a melhor carta que o Brasil tem em mãos no combate ao vírus”, reforça a gestora.

Ainda seguindo a ação de vacinação, a segunda profissional que se vacinou com a CoronaVac – que é vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi a enfermeira Elizabeth Pinto Teixeira. “Esse momento representa a luz no final do túnel que todos estavam aguardando”, diz a enfermeira. Vale reforçar, que após tomarem a vacina, os profissionais devem permanecer por aproximadamente 30 minutos em observação no local de vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Costa, a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira dose. “Todos ainda devem continuar usando máscaras e álcool gel por pelo menos 28 dias após tomar a segunda dose, e só a partir daí, estarão imunizados”, completa a titular. Nova Redenção tem 16 dias sem registro de casos ativos. São 130 pessoas que já venceram a doença infectocontagiosa. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas