Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Seabra recebe 290 doses da CoronaVac e imuniza três profissionais da saúde; são sete óbitos no município

A prefeito e a secretária de saúde acompanharam as primeiras aplicações | FOTO: Divulgação/PMS |

A prefeitura de Seabra, município da Chapada Diamantina, registrou e publicou em rede social o início da imunização contra a covid-19, nesta quarta-feira (20). Assim como em outras cidades, o ato contou com a presença de autoridades e foi registrada pela assessoria de comunicação. Em nota, a prefeitura “agradeceu ao Governo do Estado da Bahia as 290 doses recebidas, na última terça-feira (19), para imunização dos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente em combate ao coronavírus.

As primeiras pessoas a serem imunizadas foram: João Rafael Silva Filho, de 37 anos, Angélica Cruz Neves, de 44 anos, profissional de higienização, e Cleia Gonçalves Farias, funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O prefeito Fábio Miranda, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lucinalva Teixeira, a coordenadora do Centro de Saúde Aloísio Rocha, Irani dos Santos e Kátia Milene, a secretária de Saúde do município, participaram do ato.

O plano de imunização de Seabra prevê, entre as primeiras etapas, a imunização dos profissionais de saúde, além dos idosos residentes na casa de permanência ‘Lar do Vovô’ com mais de 75 anos. Tudo conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

A prioridade é imunizar os profissionais de saúde | FOTO: Montagem do JC/PMS |

“Após a conclusão da primeira fase, serão cumpridos os protocolos: 2ª fase, pessoas de 60 à 74 anos, 3ª fase, pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade e, 4ª fase, trabalhadores da Educação, pessoas com deficiências severas, força de segurança, trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros”, afirma a prefeitura em nota .

Na última atualização do boletim epidemiológico, nesta quarta-feira (20), o município registrou sete óbitos por complicações da doença, além outros quatro que estão em investigação. Dos 2.243 casos confirmados até o momento, 815 foram diagnosticados através do RT-PCR e 1.428 foram através do teste rápido.

Em Seabra, são 1.508 pessoas que já venceram a doença causada pelo novo coronavírus. Sobre a taxa de ocupação do Hospital Regional da Chapada, 75% da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão em uso, sendo 15 leitos ocupados e cinco disponíveis. Dos 20 leitos clínicos, 17 estão disponíveis e três seguem ocupados no momento.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas