Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Prefeitura ultrapassa a marca de 5 mil vacinados contra a covid-19 em dois dias de campanha

A SMS garante transparência instantânea para a população sobre o avanço da cobertura de imunização | FOTO: Montagem do JC/PMS |

Salvador chegou, nesta quarta (20), à marca de 5.319 mil pessoas vacinadas contra a covid-19, segundo dados divulgados pelo ‘Vacinômetro’ da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha de vacinação começou na última terça-feira (19). As mulheres compõem a maioria (65%) da população imunizada, assim como pessoas de cor parda (37%) e preta (14%). Com o registro em tempo real de cada cidadão vacinado contra o coronavírus, a SMS garante transparência instantânea para a população sobre o avanço da cobertura de imunização na cidade.

A plataforma online desenvolvida por profissionais da pasta faz parte do sistema ‘Vida+’, o mesmo da rotina das unidades de saúde que registra prontuário eletrônico, farmácia e marcação de consultas. O mecanismo trabalha a partir da notificação que o vacinador prescreve na ferramenta online pelo tablet ou computador, através do Cadastro de Pessoa Física ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente imunizado, com a identificação da dose com fabricante e lote, em seguida automaticamente o sistema computa e soma no vacinômetro.

A conectividade permite também que o usuário possa visualizar os dados sobre a vacina recebida pelo aplicativo ‘Vida+ Cidadão’ e também pelo portal da Saúde. “Para acessar, um login deve ser criado pelo app, confirmando algumas informações ou indo em qualquer unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro para ativar, pois precisa ter confirmação do cidadão por se tratar de dados pessoais e sensíveis”, explicou Ariovaldo Borges Júnior, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Informação da SMS.

O titular da pasta, Leo Prates pontua que os esforços da prefeitura permitem interatividade no trabalho realizado de combate ao vírus. “Além de dar transparência aos dados sobre o novo coronavírus na cidade, a plataforma dá condições para que a entidades do poder público de todas as esferas possam implementar respostas rápidas, de ordem técnica e síncrona com a ocorrência do dado, a partir do monitoramento digital da cidade”, destacou. As informações contidas ‘vacinômetro’ podem ser acessadas através do site .

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas