Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais um óbito e 25 casos de covid são registrados em Itaberaba nas últimas 24h; 356 pessoas já foram vacinadas

Cinquenta e quatro pessoas morreram por causa da pandemia de covid-19 em Itaberaba | FOTO: Montagem do JC |

Um óbito e mais 25 casos em 24h. Esses são os números registrados no boletim epidemiológico de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, neste sábado (23). Agora, o município contabiliza 3.329 pessoas confirmadas com o novo coronavírus, sendo 305 casos ativos, 2.970 pacientes recuperados e 54 óbitos por complicações da doença respiratória aguda grave. Os dados são disponibilizados pela pasta de Saúde, e consolidados até as 17h da última sexta-feira (22).

São 588 casos monitorados, pessoas recém-chegadas na cidade, que tiveram contato com suspeitos ou confirmados. O município chapadeiro tem 283 pessoas com suspeita da doença e que aguardam resultados de exames. O número de testagens realizadas, entre testes rápidos e via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), chega a mais de 12 mil. No mapeamento de casos ativos por localidade, o quadro apresenta o número total de bairros identificados com casos da doença e contabiliza 30 localidades na zona urbana.

‘Centro’ com 49, ‘São João’ com 41 pessoas contaminadas, ‘Independente’ com 29 e ‘Caititu’ com 23. Na zona rural, o número de localidades cai para dois e ‘Salinas’ apresenta o maior número, com quatro casos e ‘BR-242’ com uma pessoa em recuperação. A taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 70%, sendo 14 leitos ocupados e seis disponíveis. Dos 20 leitos clínicos, nove estão em uso, o que corresponde a 45% do total. Itaberaba iniciou o plano de imunização na última quarta-feira (20) e já registra 356 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

De acordo com as regras do Ministério da Saúde (MS), a prioridade é vacinar os profissionais de Saúde e idosos a partir de 75 anos, nesta primeira etapa da vacinação. Ainda neste sábado, os idosos que moram no Lar dos Velhos e no Abrigo Maria Milza, no povoado de Alagoas, já foram vacinados contra a covid. A Secretaria de Saúde do município salienta que a importância do uso de máscaras de proteção, higiene da mãos e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas