Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Estado recebe mais 56 mil doses da vacina chinesa CoronaVac nesta segunda

A chegada do imunizante permite que uma maior quantidade de pessoas recebam a vacina | FOTO: Divulgação |

De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, cerca de 56 mil doses da vacina Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan chegam à Bahia no final da tarde desta segunda (25). A previsão é que o desembarque do lote em Salvador seja feito por volta das 17h20.

“É a primeira parcela das 4 milhões [ao Brasil] que o Instituto Butantan conseguiu liberar junto à Anvisa”, informou. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última terça (22) o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses do imunizante contra a covid-19, Coronavac.

O representante da pasta afirma que com essas novas doses, o estado conseguirá fazer uma distribuição mais regular. Ele acredita, porém, que a “quantidade ainda é insuficiente” para vacinar toda a população contra o coronavírus.

A Bahia também recebeu, na manhã do último domingo (24), 119,5 mil doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Elas foram importadas ao Brasil na última sexta-feira (22) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Temos que monitorar os diferentes tipos de vacinas que receberemos”, disse. Ele explica que existem características específicas de cada vacina. Vilas-Boas cita como exemplo a vacina de Oxford/AstraZeneca, que “permite ficar até quatro meses esperando a segunda dose”.

Por conta desse intervalo maior, a chegada do imunizante permite que uma maior quantidade de pessoas recebam a vacina.

Leia também

#Bahia: Estado recebe lote com 119.500 doses da vacina de Oxford contra a covid-19 e inicia distribuição para municípios

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas