Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba chega a 373 pessoas vacinadas contra a covid; mais um óbito e quatro casos foram identificados

Os imunizantes chegaram via Sistema Único de Saúde no município chapadeiro | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, informou em perfil de rede social que os profissionais de saúde da linha de frente de combate ao novo coronavírus do Hospital Geral, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e do Hospital da Chapada estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Agora, são 373 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes que chegaram via Sistema Único de Saúde (SUS) no município chapadeiro. “A missão da vacinação está só começando, mas cada pessoa imunizada e cada etapa do plano municipal de vacinação representa uma vitória no combate a pandemia”, aponta nota da prefeitura.

A Secretaria de Saúde do município registrou, no boletim epidemiológico atualizado nesta terça-feira (26), mais um óbito por complicações da covid-19 e mais quatro novos casos em 24 horas. O número de óbitos sobe para 56 e 327 pessoas estão ativas com o vírus. No total, a prefeitura contabiliza 3.416 casos confirmados para o novo coronavírus no acumulado.

Os dados disponibilizados pela pasta de Saúde, junto com a equipe de Vigilância Epidemiológica, apontam que 3.033 pacientes já foram totalmente curados da doença infectocontagiosa e 620 estão sendo monitorados, que são pessoas recém-chegadas à cidade, que tiveram contato com suspeitos ou confirmados. O município contabiliza 293 pessoas enquadradas como suspeitas. O número de testagens realizadas, entre testes rápidos e via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ultrapassa o número de 12 mil.

O quadro diário em Itaberaba apresenta o número total de bairros identificados com casos da doença e contabiliza, na zona urbana, as localidades com maior número de pessoas contaminadas. São elas ‘Centro’, com 52 casos, ‘São João’, com 18 casos, ‘Independente’, com 30, e ‘Caititu’ com 29. Na zona rural, ‘Salinas’, ‘Cajás’, ‘Guaribas’, ‘BR-242’, ‘Caixa D’água’, ‘Testa Branca’ e ‘Duas Irmãs’ com um caso em cada localidade.

A taxa de ocupação da Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) é de 85%, sendo 17 leitos ocupados e três disponíveis. Dos 20 leitos clínicos, 15 estão disponíveis e cinco ocupados com 25% em uso no momento. A Secretaria de Saúde do município salienta que o uso de máscaras de proteção, higiene da mãos e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas