Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Secretaria quer lista de funcionários do setor privado de saúde para vacinação contra a covid

Atualmente, o município tem 373 pessoas que já receberam a primeira dose da vacina | FOTO: Divulgação |

A Secretaria de Saúde de Itaberaba (Sesau), portal de entrada da Chapada Diamantina, quer a lista dos profissionais de saúde dos estabelecimentos privados do município para continuar o processo de vacinação contra a covid-19. Em perfis de redes sociais, a pasta da prefeitura convoca, nesta quarta-feira (27), os estabelecimentos para apresentarem a relação de funcionários, em lista nominal e numerada, para a “operacionalização da imunização dos profissionais de saúde contra o novo coronavírus”. O documento deverá ser enviado para a sede da Vigilância em Saúde, na Avenida Brigadeiro Gomes, nº 112, no Centro.

A prefeitura identificou no boletim epidemiológico desta quarta, mais 61 novos casos confirmados de covid-19. A Sesau atualizou os dados, junto com a equipe de Vigilância em combate ao coronavírus, e 350 pessoas estão com o vírus ativo no quadro pandêmico. Os dados foram atualizados às 17h da última terça-feira (26). Até o momento, 373 pessoas foram imunizadas com a primeira dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com Sinovac, laboratório chinês.

Itaberaba segue com o plano municipal de vacinação e os profissionais de saúde do Hospital Geral, Hospital da Chapada e da Unidade de Pronto Antendimento (UPA) 24h, já receberam a vacina na primeira etapa do plano. A Sesau contabiliza 3.071 pacientes totalmente curados da doença infectocontagiosa e 3.477 é o número de casos confirmados acumulados desde o início da crise sanitária de covid-19.

O número de óbitos permanece em 56, dos casos monitorados são contabilizadas 644 pessoas recém-chegadas à cidade ou que tiveram contato com suspeitos ou confirmados com a doença. Mais de 12 mil testes já foram realizados no município chapadeiro e 294 pessoas aguardam resultados de exame, computadas como suspeitas de terem contraído o vírus. Os dados disponibilizados também contemplam as localidades da área urbana e rural, que registram casos confirmados da infecção por coronavírus. ‘Centro’ com 57 casos, ‘Independente’ com 32, ‘Caititu’ com 27 e ‘Pé no Monte’ com 23 pessoas infectadas.

Na zona rural, as localidades identificadas são ‘Guaribas’, ‘Duas Irmãs’, ‘BR-242’, ‘Salinas’, ‘Cajás’, contabilizam um caso em cada. Das taxas de ocupação, 80% é registrado na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI), sendo 16 leitos ocupados e quatro disponíveis e 25% dos leitos clínicos estão ocupados, 15 disponíveis e cinco em uso. A Sesau ressalta a importância da população em manter os cuidados de prevenção em combate ao coronavírus, quando o uso de máscara de proteção facial, higienização das mãos e o isolamento social. São medidas necessárias para evitar a contaminação do novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas