Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba identifica mais 77 casos de covid em 24h e 326 pessoas estão com o vírus ativo

Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

O boletim epidemiológico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, identificou 77 novos casos de infecção por covid-19 nas últimas 24h. Os dados desta sexta-feira (29) apontam que 326 pessoas estão com o vírus ativo e o número de óbitos permanece em 56. A prefeitura informou, em rede social, que 854 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus, respeitando o grupo de prioridade, profissionais de linha frente no combate à pandemia.

Já o número de curados permaneceu estável em 3.216 pessoas. “Não vamos medir esforços para garantir que toda população seja vacinada”, diz a gestão em publicação. As equipes de saúde computam 3.598 registros de pessoas que já tiveram a doença infectocontagiosa. Mais de 12 mil testes (entre rápidos e laboratoriais) já foram realizados. Outras 619 pessoas seguem em monitoramento e 293 foram enquadradas com suspeita de infecção.

Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e pela Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica até 17h da última quinta-feira (29). No mapeamento por localidade, os bairros que apresentam o maior número de casos confirmados da zona urbana são: ‘Centro’ com 40, ‘Jardim das Palmeiras’ com 28, e ‘Caititu’ com 27 pessoas infectadas.

Já na zona rural, o boletim identifica cinco localidades. ‘BR-242’ registra sete casos ativos, ‘Salinas’ tem cinco casos, ‘KM 8’ com dois casos, ‘Cajás’ e ‘Rio do Tupim’ com um caso em cada. Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos clínicos no município, dos 20 leitos de UTI ativos, 18 estão ocupados, o que representa uma taxa de 90%. E dos 20 leitos clínicos, dois leitos estão ocupados e 18 disponíveis, totalizando 10% de taxa de ocupação.

A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas